Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: a importância das mulheres na construção civil e o papel estratégico para melhores resultados

Foto: divulgação

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

A entrevistada de hoje é Clarissa Alberton Haas Serpa, sócia proprietária da Serpa Construtora e Incorporadora e médica intensivista pediátrica. Confira abaixo:

Como surgiu a Serpa Incorporadora?

A Serpa Construtora iniciou do espírito empreendedor de Gilbert Serpa, meu marido, também médico. Iniciamos com empreendimentos menores, e com o passar dos anos, e muito trabalho, fomos evoluindo. Hoje temos um prédio de lofts entregue, um prédio residencial e um centro clínico em Indaial em construção, a restauração de um casarão histórico tombado no centro da cidade, e muitos novos projetos surgindo. Nos últimos anos, por necessidade da empresa e por vontade minha, passei a contribuir mais com nosso negócio. Saí da zona de conforto da medicina e percebi que precisávamos de alguém que também cuidasse do crescimento interno da empresa, onde encontrei meu papel.

Os empreendimentos desenvolvidos pela Serpa buscam adicionar soluções que aliem a inovação e a tecnologia. Neste mercado competitivo, qual diferencial o uso destas estratégias traz para o negócio?

Estamos sempre conectados com as novas tendências de moradia, tecnologias, e sempre tentando evoluir de um projeto para outro. Esse espírito de sempre entregar mais ao consumidor final e ao  investidor é a nossa visão de trabalho, e em um meio competitivo acreditamos que essas experiências são nosso diferencial.

Quais os principais obstáculos que mulheres encontram ao escolher empreender neste segmento e como superá-los?

Já vim de um meio competitivo, a medicina, e sempre acreditei que a melhor maneira de superar qualquer obstáculo é o esforço, trabalho e entrega de bons resultados. A construção civil também é um meio bastante masculino, mas com uma presença feminina cada vez maior e mais estabelecida, e essa é uma construção social dinâmica e evolutiva.

A mulher exerce o papel de diversas personas (mãe, esposa, profissional) na carreira profissional. Como essa multiplicidade de papéis pode enriquecer o mercado de trabalho?

Percebo uma maior capacidade de organização, de cumprir mais de uma função ao mesmo tempo, de ter uma perspectiva diferente e mais abrangente no enfrentamento de dificuldades.

Que habilidades são necessárias desenvolver para lidar com este multipapel?

Sem dúvida, planejamento. É o essencial para coordenar filhos, casa, a medicina e o empreendedorismo. E ainda organizar um tempo para nossas prioridades.

Quais lições de empreender no seu segmento?

Resiliência e coragem são fundamentais para não desistir nos primeiros obstáculos, que não são poucos. Mas a satisfação de ultrapassá-los também é muito grande, e nos motiva a crescer sempre.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail