Siga nas redes sociais

Search

Produção industrial cresce 1,5% e acumula maior alta do país no ano

Foto: THINK b/AdobeStock

A produção industrial de Santa Catarina sofreu retração de 0,5% em setembro se comparado com com agosto, na série com ajuste sazonal. No entanto, em relação a setembro do ano passado, teve crescimento de 1,5%, enquanto na média brasileira houve recuo de 3,9%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme análise do Observatório FIESC, é importante destacar que no acumulado do ano o estado registrou o maior avanço no nível de produção industrial entre os estados do Brasil na comparação com o mesmo período do ano passado.

Com expansão de 18,1%, o resultado é superior ao avanço da média nacional, que registrou crescimento de 7,5% no mesmo período.

“A qualidade da indústria ajuda a impulsionar esse resultado no acumulado do ano. Já retomamos os patamares de produção pré-pandemia e a expectativa é que tenhamos crescimento acima da média nacional neste ano”, avalia Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc.

SETORES

Em relação aos principais setores, o destaque mensal é a produção de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que expandiu 12,4% na atividade em setembro na comparação com agosto. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, os embarques desses produtos cresceram 27,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O setor de produtos de madeira também registrou expansão: alta de 6,4% em setembro na comparação com agosto.

Apesar do ambiente internacional de escassez de semicondutores, que afeta sobretudo os setores industriais com sofisticação produtiva, o setor de veículos automotores registrou variação mensal positiva. Após duas quedas consecutivas em sua produção, houve crescimento de 1,6% em setembro ante agosto.

Na variação acumulada do ano, o setor de metalurgia segue sustentando a maior produção industrial do estado, com variação de 63,3%, representando quase o triplo da variação registrada no cenário nacional.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail