Siga nas redes sociais

Search

Criar soluções globais, a partir de potenciais locais

Foto: divulgação.

Por Marcelo Ferrari Wolowski, sócio da Invisto.

Acordei no último sábado e minhas redes sociais estavam lotadas de manifestações de alegria, orgulho e admiração. Na noite de ontem, duas das mais importantes manifestações musicais e culturais aqui de Florianópolis se encontraram para “altos shows” na famosa Jurerê.

A Camerata Florianópolis e o grupo Dazaranha tocaram juntas para mais de 5 mil pessoas e arrasaram. Ambos são grupos musicais locais que, a partir do potencial local, já avançaram mundo afora.

Encontrei o “Daza”, apelido manezinho da banda local, em Lisboa no ano de 2019 quando nossa delegação de empreendedores, investidores e agentes de inovação estava participando do Web Summit e a banda iniciava uma turnê em Portugal. “Manezinhos” expandindo negócios em Portugal.

Já a Camerata Florianópolis, liderada pelos “monxtros” Jeferson Della Rocca e Alberto Heller, ficou mundialmente conhecida quando em 2015 o famoso guitarrista Steve Vai convidou o grupo para tocar junto com ele no Rock in Rio “Raça, foi massa!”.

A história destes grupos musicais traz muita relação com aquilo que a Invisto se propõe a fazer. A frase título deste artigo é o propósito da nossa empresa. A Invisto realiza investimentos em empreendedores que desafiam o óbvio, e querem ser bem sucedidos no mundo da tecnologia, inovação e empreendedorismo.

A partir de Floripa, buscamos oportunidades de investimentos em toda região Sul brasileira. Já fizemos 3 investimentos em Curitiba, 2 em Joinville, 1 recentemente em Itajaí e outros 8 em Floripa. Estamos obstinados para fazer o primeiro investimento no RS.

Segundo dados do Acate Tech Report, a região sul tem mais de 6% do seu PIB representada pela indústria de tecnologia e inovação, enquanto que a média nacional é um pouco maior que 3%.

O potencial de negócios na região Sul é incrível. Viajar pelas capitais e interior dos 3 estados é vivenciar um mundo de oportunidades que não aparece, não está nas grandes mídias, não chama a atenção.

Assim como o Daza e a Camerata, as scale-ups da região sul são negócios conduzidos por empreendedores discretos, persistentes, trabalhadores, cheios de ambição e uma certa timidez.

São empreendedores que normalmente preferem dar um passo atrás do outro, são pacientes, resilientes, e ao mesmo tempo ambiciosos e desconfiados.

A cultura sulista, por muitas vezes bairrista, espanta quem vem de fora. É uma cultura sustentada pela história que foi construída por imigrantes italianos, alemães, poloneses, espanhóis, portugueses, que literalmente empreenderam para construir uma região dinâmica e multidisciplinar.

“Já rodei o mundo, e nunca pude encontrar”, lugar melhor para trabalhar. Investir nas scale-ups da região é um prazer. Ver os resultados acontecerem é sensacional.

Empresas locais estão adquirindo outras nos EUA e América Latina. Outras empresas entregando suas soluções de tecnologia para grandes multinacionais é também motivo de alegria, orgulho e admiração.

Temos convicção daquilo que estamos fazendo e do potencial de investimento e ganho que iremos realizar. O convite para participar desta jornada é estendido para qualquer investidor e empreendedor que reconheça o potencial deste segmento e da região.

Assim como o Daza e a Camerata, seremos parceiros daqueles que partilham dos mesmos valores, que se orgulham de onde estão e que reconhecem a importância de um trabalho coletivo cujos resultados virão a médio e longo prazo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail