Siga nas redes sociais

Search

Vendas nos supermercados de SC caem 2,23% em novembro

Foto: stokkete/AdobeStock

As vendas do setor supermercadista de Santa Catarina teve queda de 2,23% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, janeiro a novembro, o setor registra crescimento de 1,24%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o presidente da entidade, Francisco Crestani, o termômetro de vendas vai acentuando os reflexos de um ano que foi pressionado pela alta da inflação, pela desvalorização da moeda e a deterioração de índices macroeconômicos, e pelo aumento de insumos que tem muita influência na composição de preços de produtos em todos os setores, a energia e os combustíveis.

“O que agrava ainda mais o quadro, é a elevação da taxa de endividamento das famílias, que este ano supera 75%, bem como o nível de inadimplência, acima de 26%. Tudo isso contribui para um bolso mais encolhido na hora de ir para o consumo”, analisa.

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

Fonte: ACATS

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail