Siga nas redes sociais

Search

Empresa mira em micromarkets e faturamento cresce 96%

Foto: divulgação.

O início da pandemia parecia ter decretado o fim do setor de autoatendimento, que estava concentrado nas vending machines. As máquinas, que se encontravam em locais empresariais ou de grande fluxo, perderam faturamento, com os aeroportos e centros empresariais vazios. Em paralelo, ascendeu outra vertente: os micromarkets, que desembarcaram, principalmente, nos ambientes residenciais.

Prova disso é o balanço divulgado pela VMtecnologia, empresa de Curitiba (PR) que presta serviços de software para o mercado de autoatendimento. Só este ano apresentou um aumento de 300% nas operações e faturou 96% a mais que o último ano.

A empresa foi criada em 2011 pelos empreendedores Eduardo Muniz, Celso Romão Lima e Luiz Alberto Schwab Junior, atendia empresas em suas salas VIPs, com controle de acesso, e as vending machines. No entanto, 10 anos depois, em meio à pandemia e a evolução do mercado, ela precisou se reinventar.

“Desde 2017 nós apostávamos em uma nova vertical de autoatendimento, mas apenas em 2021 isso se tornou realidade no volume do nosso faturamento. Os micromarkets são mercadinhos autônomos, instalados normalmente dentro de condomínios residenciais ou corporativos, de baixo ou médio fluxo. O diferencial é que o sistema não conta com atendimento ou monitoramento presencial, e não precisa das vending machines, que têm um alto custo. O consumidor escolhe os produtos e efetua o pagamento através de um totem, escaneando o código de barras ou selecionando o produto em um aplicativo”, destaca Celso.

A tecnologia faz com que o mercado autônomo funcione corretamente e é através de sistemas de gestão e monitoramento online onde tudo acontece.

O CEO da empresa, Eduardo Muniz, conta que foi em uma feira que eles perceberam que as opções de soluções em tecnologia para vending machines não estavam adequadas ao sistema de pagamento do país. E foi a partir daí que surgiu a VMpay, plataforma que engloba telemetria e soluções de pagamentos.

Mesmo em meio a pandemia, a empresa chega ao último mês do ano com quase 600 clientes em todo o país. Para o futuro, já está desenvolvendo uma nova solução para o mercado de autoatendimento em lavanderias e outras vertentes. A expectativa é multiplicar os resultados obtidos este ano em 2022.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail