Siga nas redes sociais

Search

Erros em processos seletivos dificultam contratação de profissionais de tecnologia

Foto: divulgação.

Na área de tecnologia, a abertura de novas vagas de trabalho não é um problema. Na verdade, é a falta de mão de obra que preocupa o setor, que gerou mais de 106 mil novas vagas no primeiro semestre deste ano, segundo a Brasscom.

Diante desse cenário, a disputa entre as empresas por profissionais da área está cada vez mais acirrada e erros no processo de recrutamento e seleção podem dificultar ainda mais a contratação. 

Especialistas na área pontuam que não é apenas a alta demanda no mercado interno que provoca a escassez de profissionais, a fuga de talentos para o exterior também é uma realidade a ser enfrentada.

“As empresas brasileiras passaram a concorrer com organizações estrangeiras, que pagam em dólar ou euro, duas moedas valorizadas em relação ao real”, destaca a Tech Recruiter na Supero Outsourcing de TI, Carine de Paiva Farias.

A especialista frisa outras 4 práticas que atrapalham o recrutamento e seleção em tecnologia:

Descrição ruim, genérica ou pouco realista da vaga

Muitas descrições de vagas contêm informações incompletas ou pouco úteis para o profissional e exigências pouco realistas para o cargo divulgado, como falta de alinhamento entre atribuições e nível de senioridade. O ideal é mencionar o tamanho da equipe e as tarefas que o candidato irá exercer no seu dia a dia, para que o profissional possa avaliar o tipo de trabalho e os projetos que ele terá que realizar na sua rotina.

Falta de domínio do setor pelo entrevistador

Recrutadores de profissionais de tecnologia precisam entender como o universo da tecnologia funciona. Isso não significa dominar as linguagens de programação, por exemplo, mas conhecer as funções e atribuições de cada cargo dentro do setor e o que a organização e o líder de TI espera de cada um dos profissionais.

Demora para dar retorno

Profissionais de TI com experiência e qualificados recebem ofertas de trabalho o tempo todo. Se a empresa demora para dar um retorno ao candidato, ele simplesmente seguirá em frente com sua busca de emprego. Isso é válido tanto nas situações em que a resposta não é dada num prazo adequado, quanto nos casos em que o processo seletivo é muito arrastado. Aqui, gosto de reforçar o que é mostrado no relatório da Terminal: fazer muitas entrevistas na hora do recrutamento é um erro que deve ser evitado.

Almejo pelo candidato perfeito

A busca por um candidato ideal como um erro durante os processos seletivos e fala que a busca ativa pode ser um caminho para encontrar bons profissionais. Mesmo que já estejam empregados, vale uma abordagem para saber o grau de satisfação e se estão à procura de novas oportunidades.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail