Siga nas redes sociais

Search

SCMC comemora 17 anos e elege nova diretoria

Fernando Siebert, Elizabeth Brandes, Tálita Forlin Rincaweski, Amélia Malheiros e Rodrigo Zen

Em 2005, um pequeno grupo de empresários catarinenses resolveu atuar de forma colaborativa, por compreender que a melhor forma de merecer o futuro é criá-lo no presente. Assim nasceu o SCMC, que originalmente chamava-se Santa Catarina Moda Contemporânea e, mais tarde, quando assumiu um novo posicionamento, o C virou CULTURA.

Em 2022 o movimento comemora seu décimo sétimo ano e permanece atuante como testemunha ocular dos desafios da indústria catarinense nestas últimas décadas.

No último sábado, dia 29, a nova diretoria tomou posse, ficando assim constituída: Fernando Siebert, sócio proprietário da Coratex.

“Nesse momento, fazer parte da presidência do movimento que a cada dia fica mais relevante em Santa Catarina é muito gratificante”, destaca.

A vice presidência será ocupada por Elizabeth Brandes, diretora comercial e marketing da Brandili.

“O nosso objetivo é dar continuidade nesta nova gestão na construção com nossas empresas associadas, entidades de ensino, estudantes, professores e organizações parceiras, um verdadeiro ecossistema que visa perenidade com inovação e sustentabilidade da indústria catarinense, fortalecendo as relações que geram e compartilham valor, através da nossa maior paixão: pessoas.”

E na diretoria a jovem Tálita Forlin Rincaweski, head de negócios do Grupo Marlan.

“O SCMC é uma iniciativa que conecta a indústria a educação, e traz oportunidades para todo estado. Como designer e como partícipe da indústria da moda, espero contribuir e aprender muito com todos que fazem parte da plataforma. E que eu possa construir uma linda história nessa nova diretoria”.

Um dos programas que ganhará ainda mais força é o MODA AMANHÃ, que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e conexão entre a indústria e as universidades.

Para coordenar as atividades, articulando parcerias com as entidades de ensino, professores, estudantes e parceiros, o SCMC contará novamente com Rodrigo Zen.

Este ano teremos mais um projeto sob a sua coordenação, o Lab Cria, onde 10 estudantes serão selecionados para participar de uma imersão criativa, afim de repensar os projetos e produtos das nossas indústrias. 

A entidade também convidou Walmor Correa, artista plástico catarinense, norteado pela interação entre arte e ciência. Ele compartilhou com os empresários um pouco da sua história, sua habilidade em desenhar seres fantásticos e seu olhar para o mundo. No momento, suas obras estão em exposição, no recém-inaugurado hotel Rosewood São Paulo.

O Colabora Moda Sustentável, movimento que atua desde 2017 para articular a mudança no setor também esteve presente no evento, com Lucilene Danciguer, diretora da organização, que compartilhou o propósito do movimento, bem como as recomendações para a moda sustentável.

Desde sempre, o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade.

Esse ano as imersões que serão ofertadas as associadas visam valorizar o design, a cultura, a gastronomia, as belezas naturais, os polos tecnológicos e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do estado e do Brasil.

Dos destinos que estão na rota, vale destacar Urubici, o desenvolvimento de negócio da indústria do vinho, o setor moveleiro em São Bento do Sul, e o centro de tecnologia que está se tornando Florianópolis

Também devem ocorrer missões internacionais no segundo semestre, com o objetivo de conhecer o ecossistema da moda no Uruguai.

O SCMC segue buscando novas associadas, afinal moda é comportamento e mais do que nunca, torna-se necessário compreender como os consumidores farão suas escolhas. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail