Siga nas redes sociais

Search

São José, a cidade das oportunidades

Foto: divulgação.

Por Orvino Coelho de Ávila, prefeito de São José.

Passado pouco mais de um ano do dia em que assumi o maior desafio da minha vida pública, aproveito as notícias positivas sobre São José para compartilhar algumas reflexões sobre a satisfação em ser prefeito da quarta maior cidade de Santa Catarina.

Mais importante do que comemorar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontaram nossa cidade como uma das que mais gerou empregos no Brasil no ano passado, é pensar que as 11.577 pessoas que conquistaram uma oportunidade de trabalho com carteira assinada na cidade, no ano passado, com certeza melhoraram sua qualidade de vida e da sua família.

Além desta conquista, também somos hoje o município do Brasil com o segundo menor tempo para a abertura de uma empresa. São necessárias aqui pouco mais de duas horas. Desde o início da gestão, em janeiro do último ano, desafiei os secretários municipais a planejarem e executarem medidas nesse sentido. Algumas ações já estavam previstas em nosso programa de governo, apresentado nas eleições 2020.

Dentre as medidas tomadas estão a redução de impostos e a simplificação da burocracia, com a melhoria do ambiente de negócios. O conjunto de iniciativas que colaboraram para que São José fosse a primeira cidade da região Sul e a segunda do país que mais gerou empregos e, ainda, a segunda com o menor tempo para abertura de uma empresa fazem parte do programa Avança São José, lançado em fevereiro de 2021. Nosso foco, desde o início, foi a recuperação do emprego e do poder de compra da população, a melhoria da saúde financeira dos empreendedores, o aumento da competitividade da economia local e o incremento da arrecadação municipal.

Sempre destaquei que o programa tinha também por objetivo ajudar empresários, empreendedores, trabalhadores e pessoas de São José que perderam o emprego e a renda em 2020, com a pandemia de coronavírus. A prefeitura tem um papel de propulsor da retomada econômica, em parceria com os empreendedores locais e entidades da sociedade civil organizada.

Como agentes públicos sabemos que os empregos são gerados pelos empresários e empreendedores e, juntos, consolidamos São José como a Cidade das Oportunidades. Como diz uma estrofe do hino do município: “o mestre, o aluno e os trabalhadores, industrial, militar ou civil, comerciantes e agricultores, se dão as mãos e constroem o Brasil”. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail