Siga nas redes sociais

Search

Conectando a ideia de empreender a cultura corporativa

Foto: Love You Stock/AdobeStock

A atitude empreendedora é um padrão comportamental, uma forma de agir muito mais guiada pelo mindset do que pelos incentivos externos que a pessoa possa receber.

Na grande maioria das vezes o tema “empreendedorismo” está ligado está ligado àquele profissional que com suas técnicas, habilidades, conhecimento, experiência e capital abre um novo negócio e ou investe em um negócio já existente.

Empreender não é somente ter ideias. É fazer algo alinhado com o seu propósito de vida, quando uma pessoa decide empreender ela está com muito mais foco naquilo que deseja alcançar no futuro do que nos resultados que conseguirá obter de forma imediata.

Em uma corporação já estabelecida, como a ideia de empreender pode se conectar com a cultura de uma corporação? E aí que temos o conceito do intraempreendedorismo. Levar as pessoas da corporação a agirem como donos dos seus processos, através da compreensão dos resultados gerados pelas ações intraempreendedoras irão impulsioná-las na direção que tanto desejam.

intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria corporação, aproveitando os colaboradores que se interessam por empreendedorismo, criatividade e inovação. Com o apoio do negócio, eles podem desenvolver novos ou aprimorar produtos, serviços ou processos.

Dentre alguns dos comportamentos que o profissional intraempreendedor necessita são: Ter iniciativa e capacidade de inovar, capacidade de estabelecimento de metas, persistência e possuir grande persuasão e influência.

Agir de maneira intraempreendedora permite ao profissional praticar, vivenciar, confrontar situações novas e desconfortáveis, pensar, refletir, concluir e transformar.

Um programa de intraempreendedorismo, tem como objetivo desenvolver, pois expõe os profissionais a situações práticas de liderança corporativa fazendo com que pratiquem habilidades fundamentais no mundo corporativo como:

  • Visão de negócio e identificação de oportunidades.
  • Planejamento e Gestão.
  • Capacidade analítica e interpretação de dados.
  • Liderança e capacidade de influenciar pessoas.
  • Compreensão detalhada do processo e integração interdepartamental, entre outros.

Encorajar o intraempreendedorismo como uma cultura dentro da corporação pode ajudar a criar e manter o entusiasmo e o ímpeto necessários para impulsionar a corporação em direção ao crescimento liderado pera inovação. O intraempreendedorismo capacita o talento com liberdade para identificar novas oportunidades a fim de encontrar soluções viáveis para as mesmas.

A jornada do intraempreendedorismo habilita a iniciativa de pessoas que estão dispostas a percorrer um caminho mais complexo, denso e cansativo, porém muito mais enriquecedor sob o ponto de vista de vivências, experiências e conhecimentos.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail