Siga nas redes sociais

Search

Crescimento de grandes empresas torna a gestão financeira uma necessidade nos negócios

A pandemia trouxe inúmeros prejuízos para a economia  brasileira. No entanto, na contramão da instabilidade, também é possível encontrar aspectos positivos, como o  crescimento do setor de tecnologis e o surgimento de novas empresas.

Junto com isso, as responsabilidades também aumentaram, trazendo a necessidade de maior planejamento e organização, com  o uso de ferramentas que ajudem a entregar previsibilidade sobre receitas, despesas e investimentos diante de diferentes cenários.

A Handit Sistemas, de Blumenau, viu a demanda por sistemas de planejamento orçamentário crescer em mais de 70% no último ano.

“Nosso sistema consegue entregar agilidade e flexibilidade, unificando as informações para o planejamento orçamentário de maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operação do negócio. Sendo assim, é possível substituir planilhas em Excel por um sistema que traz mais integridade aos dados, automatização e agilidade”, aponta Gabriel Barbieri, diretor de Negócios da empresa.

Com um crescimento de 75,20% no faturamento do último ano, uma das maiores queixas que a empresa atendeu das grandes corporações foi a dificuldade de compilar dados de controladoria para que o acesso à gestão pelos responsáveis fosse prática e ágil. Foi o caso da Hennings.

“O planejamento orçamentário era todo feito em Excel e o nosso maior desafio era compilar as 25 filiais e seus diversos centros de custos e garantir a confiabilidade da informação”, conta Cristhiane Probst, gerente de controladoria da Hennings. 

A instabilidade econômica também demanda uma maior previsibilidade  nas projeções futuras. Esse foi mais um dos motivos para o crescimento da procura por sistemas de planejamento orçamentário estruturados.

Rafael Mendes, especialista de controladoria da Termotécnica, ressalta que  é  imprescindível  ter segurança nas informações, tempo de resposta em simulações e agilidade nos preenchimentos de gastos fixos:

“No meu dia-a-dia, considero o mais importante as projeções futuras. Com isso, apresento o realizado do mês anterior e ao mesmo tempo a projeção dos próximos 3 meses até o 5º dia útil, o que antes não era possível sem o software”, assinala.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail