Siga nas redes sociais

Search

Presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC fala sobre crescimento do setor

Santa Catarina encerrou o último ano com um recorde no comércio exterior. Foram US$ 10,3 bilhões em exportações e US$ 24,9 bilhões em importações, os maiores valores da série histórica iniciada em 1997.

A boa notícia é que esse desempenho deve se manter em patamar igual ou até mesmo superior neste ano.

A avaliação é da presidente da Câmara de Comércio Exterior e chefe de gabinete da presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Maria Teresa Bustamante.

“Quando a pandemia foi decretada em 2020, eu sempre apontei que o comércio exterior é inevitavelmente a saída para a continuidade do crescimento da economia, não somente catarinense, mas do Brasil e do mundo”, afirmou em um bate-papo com o economista do Observatório FIESC, Marcelo de Albuquerque.

No vídeo, ela avalia que os entraves para a logística do comércio internacional, que encareceram fretes, devem ter melhorias até a metade do ano.

Um dos fatores para essa previsão positiva, de acordo com ela, é uma melhoria no reordenamento das companhias de navegação em relação aos portos de destino e às frequências dos navios até julho deste ano.

Maria Teresa também destacou a importância da entrada de novas indústrias catarinenses na pauta exportadora do estado e a relevância do programa Intercomp, da FIESC, no crescimento do comércio exterior catarinense.

Assista o vídeo completo a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=Ymht_cWvUi8&t=329s&ab_channel=Observat%C3%B3rioFIESC


Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail