Siga nas redes sociais

Search

5 livros escritos por mulheres para ampliar repertório de líderes

Foto: Betina Humeres.

Por Carol Passos, head de assessoria de imprensa na Dialetto, head de plataforma na Newspass e cofundadora do podcast Posfácio.

O número de mulheres à frente de negócios e ocupando cargos de liderança tem crescido nos últimos anos.

Estamos observando uma mudança nas empresas provocada pela necessidade de diversificar a tomada de decisão e, com isso, sair à frente na inovação.

Mas as corporações estão realmente preparadas para empoderar essas mulheres e dar espaço para que opinem e executem as tarefas de forma igualitária aos homens?

De acordo com a ONU, quanto maior o cargo, há menos mulheres (sem falar em pessoas LGBTQIA+, principalmente mulheres trans). No ano passado, elas representavam apenas 8% das CEOs entre 500 empresas listadas pela revista Fortune.

Um dos fatores para esse percentual tão baixo é que, mesmo sabendo que a diversidade é importante, muitas empresas ainda esbarram na falta de repertório necessário para dar espaço para diferentes vivências. E como mudar isso? Comece por você: leia.

A leitura é capaz de nos levar a experiências diversificadas, tornando mais simples termos empatia e respeito por pessoas em um universo muito mais amplo.

É comum líderes, independentemente do gênero, buscarem os mesmos cursos e as mesmas referências, com isso, limitando-se à uma forma de pensar e à uma bolha difícil de ser estourada.

Um levantamento da Talenses Group ouviu 530 pessoas em cargos executivos na Flórida (EUA). O resultado mostrou a limitação a respeito do que se considera repertório no ambiente corporativo.

A maioria, cerca de 91% das pessoas líderes consideravam a leitura importante. Porém, 56% sequer lia ficção. 

Ler sobre negócios e metodologias é necessário, claro. Mas como conhecer histórias e vivências diferentes se há uma limitação cultural que impede que abrir os olhos para diferentes realidades?

Em outubro do ano passado, eu e uma amiga, a jornalista Stefani Ceolla, criamos um podcast literário chamado Posfácio.

A ideia era falar sobre livros de forma despretensiosa, mas aos poucos fui percebendo como a leitura e conversar sobre outros temas ajudou a ampliar meu repertório, aprendendo não apenas sobre o universo de outras pessoas, mas também fatos históricos e sobre informações que dificilmente eu teria acesso se não fossem as obras.

Hoje o podcast, que está na segunda temporada, contribui para ampliar meu repertório de liderança e a compreender o mundo de uma forma bem mais diversa. 

Dessa experiência, reuni algumas dicas de livros que considero importante não apenas para mulheres líderes, mas para qualquer pessoa que queira ter mais conhecimento sobre outras vivências e histórias.

A leitura desses temas não se limita a um público em específico. Quanto mais pessoas lerem sobre assuntos que abram os olhos para outras realidades, mais conseguiremos aplicar a diversidade na prática. Vamos à lista:

Lugar de fala – Djamila Ribeiro

O livro integra a coleção Feminismos Plurais e é bastante didático. A autora é mestra em Filosofia pela USP e fala como as diferentes vivências têm lugar de fala diferenciado na sociedade. Considero um livro básico para entender como contribuir para luta antirracista e ampliar o conhecimento sobre a importância do feminismo.  

Por um feminismo latino-americano – Lélia Gonzalez

O livro reúne textos escritos pela filósofa e antropóloga escritos entre 1979 a 1994. São relatos importantes para ter um contexto sobre como a cultura impacta na inclusão de minorias, principalmente de mulheres negras e traz reflexões sobre o tema.

The making of a Manager – Julie Zuo

Um livro para pessoas que estão entrando no cargo de liderança na visão de uma mulher. A autora é cientista da computação e escreve sobre sua primeira experiência em um cargo de gerência. Ela explica como construir a confiança no time e fala sobre erros e acertos. Infelizmente, só está disponível na versão em inglês. 

Talvez você deva conversar com alguém – Lori Gottlieb

Esse livro trata de diferentes questões, desde como um acontecimento pessoal pode nos atingir e como somos incapazes de separar do profissional, mas também sobre mudança de carreira, maternidade e como ouvir melhor as pessoas. A autora é jornalista e psicóloga, mas também trabalhou na produção de séries de Hollywood. É um livro importante para quem quer aprender mais sobre gestão de pessoas. 

A arte da imperfeição – Brené Brown 

Um clássico para entender como as vulnerabilidades podem nos tornar mais fortes. A autora é pesquisadora na Universidade de Houston e trata sobre esse tema há muitos anos. Nesse livro em específico, ela fala sobre coragem pra ousar e sobre autoperdão. Importante para pessoas líderes compreenderem que errar faz parte e que é possível aprender com isso. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail