Siga nas redes sociais

Search

Distrito de Inovação de Blumenau avança e Masterplan deve ficar pronto em 2023

Foto: divulgação.

Blumenau vem avançando em seu ecossistema de inovação. Um dos exemplos é o Distrito de Inovação (DIB), que vem sendo desenvolvido em parceria entre a iniciativa pública e privada. 

O projeto já está na fase do Masterplan, o que, de acordo com o diretor de desenvolvimento econômico e inovação da prefeitura da cidade, Charles Schwanke, é um passo importante para a definição do que será trabalhado no espaço:

A fase atual engloba propostas para a idealização do distrito, como a requalificação da Praça dos Músicos, o Blumenau Conecta, o deck do Antigo Porto, o restauro da Casa Salinger, a criação de um parque ciliar, entre outras. 

Algumas obras, como o Centro de Inovação de Blumenau e o terminal de carregamento de bikes e patinetes elétricos, fazem parte do conceito buscado pelo projeto e já foram entregues para a população, graças a parceria entre a Fapesc, prefeitura e FURB. 

O diretor explica que o espaço proporciona uma infraestrutura adequada para os moradores e o ecossistema da cidade, já que será aberto para todos os cidadãos:

Como o atual centro de inovação já acumula fila de empresas que querem ocupar o espaço, a intenção é criar um novo empreendimento do mesmo gênero na cidade. De acordo com conversas, será preferencialmente perto do primeiro ou dentro da área do território do DIB.

Confira abaixo a entrevista completa:

Em qual estágio do projeto de execução o DIB se encontra atualmente?

Charles: O projeto está em andamento com reuniões mensais do grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria de Planejamento Urbano, Secretaria de Gestão Governamental, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Furb, Instituto Gene, Centro de Inovação Blumenau, XLam, Ampe, Blusoft, entre outros. A área do território já foi definida pela Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN), que está elaborando agora o Masterplan do DIB, que nada mais é do que um planejamento físico espacial do território. Com o Masterplan pronto teremos uma visão completa do que queremos ter dentro dessa área. O prazo de conclusão é junho/2023. Algumas obras já foram realizadas pelo parceiro FURB, como: o terminal de carregamento de bikes e patinetes elétricos,  o Laboratório de Fabricação Digital (LFD) e nesse ano será entregue o Laboratório Integrado de Tecnologia e Inovação Sustentável (LITIS). Não podemos esquecer também do Centro de Inovação Blumenau (CIB), viabilizado com recursos da Fapesc/SDE/GovSC, entregue em 2020, que é peça fundamental para o desenvolvimento do DIB.

Como o projeto impacta no ecossistema de inovação da cidade?

Charles: O projeto proporciona  espaço com infraestrutura adequada para a inovação, troca de conhecimento e boas práticas, como um habitat de inovação da sociedade: organizações e pessoas.

 Há um prazo determinado para a entrega final do projeto?

Charles: Não há prazo definido, entendemos que o desenvolvimento do DIB será de longo prazo com intervenções e experimentações permanentes e contínuas.

Qual público o DIB pretende atingir?

Charles: O público alvo está voltado para organizações inovadoras, instituições de ensino, residências, empresas, incubadoras de empresas e startups que de forma cooperativa e colaborativa, se unem gerando uma área propícia ao desenvolvimento de novas idéias, produtos e serviços.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail