Siga nas redes sociais

Search

Em busca de inovação, Texneo faz parceria com UFSC

Foto: divulgação.

A inovação é um dos caminhos para que empresas possam se destacar no mercado. Quando esse movimento acontece entre alguém que já acumula anos de mercado com quem está oxigenando ideias ainda na academia, o sucesso é inevitável. A teoria e prática se alinham e dali surgem novas ideias para produtos e processos. 

É o que está acontecendo com a Texneo, focada nos segmentos de sportswear, beachwear e underwear. A empresa buscou na Universidade Federal de Santa Catarina, através da indicação do Centro de Inovação Blumenau (CIB), uma maneira de poder inovar a partir da expertise de quem estuda o que há de mais novo no mercado. 

Mentorados por um professor, os estudantes vão propor soluções para as lideranças da empresa. As apresentações ocorrem no dia 18 de abril, no próprio CIB. 

Conversamos com Fabrício Axt, sócio da empresa, para saber os detalhes dessa conexão. Confira abaixo:

Qual o objetivo e desafios propostos pela empresa?

Fabrício: O principal objetivo é estreitar as relações entre a Texneo, os estudantes e professores da UFSC. Criamos uma oportunidade para a universidade interagir com os desafios reais de uma indústria, com uma postura ativa na proposição de projetos. Percebemos um grande valor ao levarmos uma vivência prática para a academia, tão necessária para a consolidação das matérias de engenharia, por exemplo. Além disso, com os desafios escolhidos, temos a real intenção de desenvolver novas frentes de trabalhos, e os projetos propostos pelos grupos vão proporcionar uma oxigenação de ideias frente aos desafios internos. Os objetivos podem possuir diferentes focos, visando benefícios ambientais, aumento de eficiência, potencializar a inovação, entre outros. As apresentações dos grupos da universidade serão feitas para uma banca, composta pela liderança industrial da Texneo, no Centro de Inovação de Blumenau (CIB). Faremos um evento no formato de pitch day.

Como a empresa vê essa relação com universidade e inovação? 

Fabrício: A inovação está no DNA da Texneo. Das melhorias com rápida implementação, aos projetos mais estratégicos da empresa, trabalhamos ancorados pela cultura de inovação. Assim, potencializamos o poder de transformação no nosso negócio. Aqui, a inovação é orientada para gerar valor para o nosso cliente, e todas as pessoas da Texneo podem contribuir nesta missão. Acreditamos que a conexão com o ecossistema é muito importante nesta construção da cultura e no surgimento de projetos colaborativos. Por isso, a relação com as universidades está muito alinhada com a nossa visão.

A empresa já teve alguma iniciativa nesse sentido? 

Fabrício: A iniciativa que originou esse formato foi o nosso novo programa de inovação aberta, onde selecionamos desafios internos para interagir com startups e empresas de tecnologia. As selecionadas fazem uma rápida apresentação no formato de  pitch para as lideranças das áreas de foco. Já tivemos dois ciclos do nosso programa, com foco nas áreas industrial e de mercado. Esse formato sistematiza novas conexões e foi adaptado para que possamos ter uma interação gerando valor também para a universidade. 

A empresa tem um braço dentro do Centro de Inovação Blumenau (CIB), o que já geraram por lá? O que esperam do espaço? 

Fabrício: Temos nosso Texneo Hub no CIB, que representa a integração com o ecossistema de inovação e abre várias oportunidades de conexão, de aprendizado e de novos negócios, alinhando nossa estratégia aos desafios do atual cenário econômico. 

Neste espaço, esperamos promover a interação das pessoas que compõem os times da Texneo, com diferentes programas e iniciativas que acontecem por lá, gerando valor para as partes envolvidas. Nossa relação com o CIB deverá ser sempre de colaboração mútua, pois entendemos que temos muito a contribuir.

Quais os planos da Texneo para este ano?

Fabrício: Em 2022 a Texneo está avançando fortemente na consolidação das iniciativas de inovação, amadurecendo programas e desenvolvendo sua equipe. Além disso, as iniciativas de transformação digital e do negócio são essenciais para a evolução da empresa.

A inovação com ações voltadas à satisfação do cliente é um projeto estratégico para os próximos anos. Temos muito a fazer e estamos confiantes em nossas estratégias para uma perfeita conexão com a Texneo do futuro, sempre com uma atenção especial voltada para as pessoas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail