Siga nas redes sociais

Search

ESG na agenda das empresas em crescimento

Foto: sewcream/AdobeStock

Três letras que têm movimentado o mundo dos negócios: ESG, sigla inglês para Environmental, Social and Governance. Preparar a sua empresa para o futuro gerando valor sustentável e transformar a relação desta empresa com a sociedade é um desafio para empresas de todos os portes e segmentos. ,

Mas afinal, por quais motivos adotar práticas de ESG em empresas em crescimento? Elas orientam as empresas a construir confiança, aumentar a consciência e encorajar a mudança social.

Os efeitos dessa agenda são múltiplos: impactam a força de trabalho, melhoram a imagem da marca, fomentam a inovação, geram crescimento econômico, estabelecem parcerias estratégicas e impactam positivamente a sociedade.

 O levantamento International Business Report (IBR), feito pela Grant Thornton, ouviu aproximadamente 5 mil empresários de 29 países. Ao menos 89% apontaram que o ESG é importante para os negócios, enquanto 90% afirmaram que as práticas de ESG podem melhorar a imagem das companhias. Além disso, 53% disseram acreditar que hábitos ambientais, sociais e de governança podem abrir novas fontes de financiamento a taxas mais baixas.

Melhores práticas ESG estão associadas a empresas sólidas e com melhor resiliência contra riscos associados a clima e sustentabilidade.

Adotar um modelo de ESG significa compromisso do negócio com a sustentabilidade alinhando resultados financeiros a criação de impacto positivo para a sociedade.

ESG trata-se de uma tendência que é reflexo de um movimento que tem crescido ao longo das últimas décadas, em especial a partir dos anos 2000, com um aumento considerável da preocupação da comunidade científica frente aos impactos do aquecimento global e outras adversidades ligadas ao meio ambiente.

Além do aspecto do meio ambiente, a sociedade também tem se mostrado cada vez mais preocupada com valores sociais e de governança.

Socialmente, tornou-se indispensável garantir um ambiente corporativo diverso. Enquanto isso, com recentes fraudes e escândalos de corrupção, passou-se a prezar mais pela transparência e honestidade nos negócios.

 As boas práticas de ESG estão ao alcance de toda a empresa e nem sempre significam aumento de gastos ou maiores investimentos.

É mais uma questão de escolha consciente da gestão sobre o uso de seus recursos e sobre as condutas admitidas na empresa. 

Empresas em crescimento que seguem uma gestão mais sustentável conseguem vê-la refletida em seus números, uma boa estratégia de ESG traz diversos benefícios às empresas como vantagem competitiva, melhora na reputação, maior lucratividade e possivelmente ao longo do tempo ter um incremento do valuation do negócio.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail