Siga nas redes sociais

Search

4 empresas estão expandindo seus negócios com modelo de parceria

Foto: zphoto83/AdobeStock

Contar com o suporte de parcerias estratégicas é uma ótima maneira de conseguir mais sucesso na hora de empreender.

Isso porque, diferente de outras formas de expansão, as parcerias garantem benefícios a todas as partes envolvidas.

Sejam revendedores, representantes, consultores, afiliados ou distribuidores, os parceiros são como embaixadores da marca, devendo proporcionar um network que contribui para a consistência nos resultados da empresa.

Ao mesmo tempo em que ajudam no crescimento dos negócios, elas também geram oportunidades para outros empreendedores.

No caso do setor de tecnologia, especificamente, ainda funcionam como uma forma de facilitar e ampliar o acesso à inovação.

Confira abaixo quatro exemplos de como isso está sendo feito no mercado:

EXPANSÃO INTERNACIONAL

Na visão de grandes empresas, formar parcerias é uma maneira de aumentar a competitividade no mercado a nível internacional, com menos burocracias e agregando inteligência regional na prospecção e desenvolvimento de negócios.

A estratégia tem funcionado de forma muito eficaz para a Divisão de Agricultura da Hexagon, que desenvolve soluções tecnológicas para os setores agrícola e florestal. 

A empresa fechou o último ano com 350 parceiros, entre fabricantes e revendedores, e espera aumentar esse número para 500 até o final do ano. 

Para isso, a empresa oferece toda a capacitação necessária, além da sua estrutura e formas de atendimento e suporte para que cada parceiro conheça os produtos a fundo e explore ao máximo suas capacidades.

STARTUPS E UNIVERSIDADES

Na área da saúde, a healthtech Zitrus, que desenvolve softwares de gestão na área da saúde suplementar, percebeu que operadoras de planos de saúde tinham desafios semelhantes e precisavam se adaptar.

Por isso, lançou, em agosto do ano passado o Zlabs, hub de inovação para parceria de startups, empresas e universidades a operadoras, além de promover a cultura de inovação, acelerar negócios, captar investidores e dar alcance a essas iniciativas.

A iniciativa já conta com 23 Unimeds parceiras e deu origem à empresa TARIC, focada no desenvolvimento de prontuário eletrônico, gestão de clínicas e medicina preventiva.

Outra parceria importante é com a Octafy, que auxilia na gestão dos bancos de dados da plataforma de SaaS, presta consultoria especializada em infraestrutura, cloud e fornecimento de soluções Oracle.

Isso permite que as soluções da healthtech sejam executadas dentro dos padrões de desempenho e segurança necessários, beneficiando as operadoras de planos de saúde, cooperados e usuários, além de reduzir custos.

ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO

Há 10 anos no mercado de tecnologia, a startup Eyemobile, que oferece soluções completas para vendas físicas e digitais, tem parceiros consolidados com mais de sete anos de negócio.

Seu modelo de colaboração acontece por meio de revendedores, atualmente, são 10 parceiros espalhados por todo o Brasil, empresas que têm conhecimento em tecnologia e normalmente já vendem softwares de automação comercial para outros empreendimentos.

Para potencializar essas vendas e preparar novos embaixadores da tecnologia para o varejo, a empresa está com um novo projeto para escalar o modelo de parcerias.

Oferecendo uma plataforma de ensino à distância com certificações, pretende oportunizar capacitações para que qualquer pessoa possa se tornar uma parceira de vendas, mesmo que nunca tenha tido contato com tecnologia.

O programa de capacitação para representantes tem previsão de lançamento para agosto e pretende alcançar mais de 5 mil representantes da marca em 2 anos.

DEMOCRATIZAÇÃO DA ALTA TECNOLOGIA

Por meio da simulação é possível desenvolver produtos mais seguros, de forma mais rápida e com menor custo.

Desse modo, a democratização do uso dessa tecnologia permite que pequenas e médias empresas se tornem competitivas no mercado, estimulando a economia e aumentando as vendas.

Ela pode ser utilizada desde as etapas iniciais de criação até as fases finais de revisão de projetos, para a melhoria de processos e produtos, economizando tempo e recursos financeiros. 

Criado pela Ansys, norte-americana referência mundial em softwares de simulação computacional,  juntamente com a ESSS, empresa de tecnologia e simulação computacional da América Latina e Ibéria, o programa Channel Partners tem o objetivo de ampliar a participação de empresas dos mais variados setores em um processo de inovação e de auxiliar a expansão de negócios locais.

Várias companhias já entraram para o programa, facilitando o acesso às ferramentas de simulação e impulsionando o desenvolvimento regional.

Segundo Arturo Ortolá, gerente de canais para América Latina da ESSS, “o programa visa estimular a inovação e democratizar o acesso à simulação, além de incrementar o faturamento das empresas parceiras. Como representante oficial da Ansys na América Latina e Ibéria, a ESSS permite que os parceiros comercializem todos os softwares da Ansys”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail