Siga nas redes sociais

Search

Além do chocolate, Páscoa dá espaço para bentô cakes e brinquedos

Letícia Lima, jornalista e confeiteira. Foto: divulgação.

O coelhinho da Páscoa continua trazendo boas expectativas para o comércio neste ano. Pelo menos é nisso que acredita mais de 63% das 400 empresas que participaram de um levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

Apesar do otimismo do setor, o valor dos ovos de chocolate disparou esse ano. Segundo o Procon/SC, as caixas de chocolate chegaram a apresentar uma diferença de 213% nos preços nas lojas da Grande Florianópolis. Com isso, sobram duas opções aos consumidores: pesquisar bastante antes de comprar ou optar por um presente “menos amargo”. 

Essa foi a opção de Janaína Tainara Barnie e Tiago de Oliveira. Os pais da pequena Agatha, de 3 anos e  muito fã de chocolate, resolveram buscar outras opções de presente. 

“Ela irá ganhar chocolate de outros membros da família, então, para não ficar com muito doce, daremos um brinquedo. E também pelo valor dos ovos. Compensa muito mais dar algo que ela vai usar por mais tempo e que já era um desejo dela ganhar”, conta Janaína.

Já na casa de Deborah e Geraldo Raicik, não vai ser muito diferente. Para Eliza, de 8 anos, e Helena, de 2 anos, o tradicional ovo de páscoa não vai entrar na lista de presentes este ano.

“Esse ano, coincidentemente, o aniversário da minha filha mais velha será na sexta-feira Santa. Mais um motivo para, realmente, optarmos pelo presente ao invés do ovo de chocolate”, compartilha Deborah.

FENÔMENO DO INSTAGRAM PARA O CARDÁPIO PASCAL

Além dos presentes, uma novidade surgiu neste ano para a data. Os bentô cakes, minibolos decorados com frases bem-humoradas inspiradas pela internet, passam a fazer parte do cardápio pascal. 

A confeiteira e jornalista Letícia Lima, de 26 anos, sentiu o aumento da demanda neste período de Páscoa. 

“Os bentôs são uma febre porque trazem um conceito divertido em que a gente não precisa de uma data especial para presentear alguém. Essas características tornam os minibolos numa opção perfeita e de ótimo custo-benefício para a Páscoa”, conta. 

Os trabalhos com a confeitaria começaram há 5 meses e já deram retorno imediato. Em menos de 3 horas depois da primeira publicação nas redes sociais, foram 5 pedidos de encomendas. Desde então, foram mais de 200 entregas. Para a semana santa, os pedidos fecharam em 40 encomendas para os 3 dias, frente à média diária de cinco pedidos em dias normais. 

CHOCOLATE SEGUE SENDO O PREFERIDO

Mas mesmo com mais opções, febres e alternativas, o chocolate segue sendo o grande favorito para a data. Ivan Blumenschein, CEO da Nugali, de Pomerode, tem uma perspectiva otimista para este ano. 

“O mercado ainda lida com um nível de incertezas mais alto do que o usual, mas nossa leitura é de um primeiro ano de reaproximação de alguma normalidade na vida das pessoas, o que se reflete diretamente no comportamento do consumidor. Temos expectativa de crescimento de 30% em relação ao ano passado”, revela. 

Fundada em 2004, a Nugali foi a primeira a produzir chocolates 70% cacau no país e a trabalhar com o método “bean-to-bar”, quando o cacau é trabalhado desde as amêndoas até os tabletes dentro da fábrica. Mais recentemente, em março, a empresa foi, mais uma vez, pioneira ao substituir laminados plásticos por polímeros biodegradáveis. A ação rendeu um prêmio em Inovação de Produto pela Confederação Nacional da Indústria.

Sejam chocolates, presentes ou bolos, uma coisa é certa: a Páscoa segue sendo um dos principais feriados do brasileiro e, mesmo diante de cenários incertos, não vai passar em branco.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail