Siga nas redes sociais

Search

O metaverso na estratégia das empresas em crescimento

Foto: Svitlana/AdobeStock

Metaverso é um conceito e ele remete a uma realidade paralela que ocorre em um mundo virtual. Nele, é possível ter um avatar e efetuar diversas atividades, como comprar em lojas, ir a shows, ir ao trabalho e interagir com outras pessoas. Tudo se baseia na ideia de realidade virtual.

A primeira vez que o termo metaverso foi usado data de 1992, quando da publicação do livro Snow Cash, do autor Neal Stephenson.

A história gira em torno da possibilidade que as pessoas têm de “fugir” para um universo paralelo diferente de sua realidade atual. Ou seja, elas poderiam adentrar um metaverso e se ausentar da vida cotidiana.

O conceito não é novo, porém, com os avanços e investimentos em tecnologias, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada pode chegar a 1,5 trilhão de dólares até 2030, segundo a análise realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC). Essa tendência indica ser a inauguração de um novo padrão de interação e experiência de imersão digital.

O metaverso é como um espaço coletivo e virtual compartilhado, no qual pessoas, de todos os lugares do mundo, poderão acessar usando óculos especiais e outros equipamentos. É como se você fosse sugado para dentro de um jogo de computador, literalmente.

Essa interação se torna possível com a junção de diferentes tecnologias como a internet, a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA). Esses equipamentos serão capazes de reproduzir sensorialmente um mundo virtual online.

Nesse mundo, você será um avatar holográfico 3D e, graças a esses recursos, poderá ver, ouvir e até sentir o que se passa nesse universo.

Pensando em gerar novos negócios uma das primeiras ideias que vem à mente quando se fala de metaverso é a possibilidade de se divertir.

Outra grande aplicação a um multiverso é a produção de conteúdo. Grandes produtoras enxergam um alto potencial nesse novo formato de plataforma de interação.

A popularização do trabalho remoto contribui para o exercício de atividades profissionais executadas em um multiverso.

Além disso, muitas oportunidades se abririam com o novo conceito, principalmente em áreas como educação e aprendizado, e-commerce e consumo.

As empresas desenvolvedoras de softwares poderão se voltar para o metaverso com a ideia de fabricar soluções de ensino baseadas em realidade virtual, imergindo no metaverso.

Mesmo parecendo uma realidade um pouco distante, o metaverso já está trazendo transformações para o “mundo real”, é importante considerar este mundo paralelo e principalmente as tecnologias empregadas que suportam este, na estratégia de crescimento de sua empresa para os próximos anos.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail