Siga nas redes sociais

Search

Emplacamento de veículos cai 9% em março

Foto: Ana Paula Dahlke

Os emplacamentos de veículos em Santa Catarina tiveram aumento de 21,20% em março, se comparado com o mês anterior. Com exceção de comerciais leves e implementos rodoviários, o restante dos segmentos tiveram desempenho positivo no período.

Já comparado com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 9,93%. No acumulado do primeiro trimestre o resultado também ficou no vermelho, com 10,63%, em relação ao primeiro trimestre do último ano.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias no estado.

A frota circulante em Santa Catarina soma atualmente 5.639.655 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.144.370.

Segundo Alfredo Breitkopf, diretor geral regional da Fenabrave-SC, o desempenho negativo do primeiro trimestre se deve a uma conjugação de fatores:

“Tivemos a influência da pandemia, que mais uma vez atrasou a produção de componentes do setor automotivo e na sequência a guerra da Ucrânia que fez elevar o preço do combustível, fazendo com que o consumidor ficasse receoso para a aquisição de veículos novos. Como fator positivo tivemos a redução do IPI para veículos novos, o que deverá reverter este cenário de queda nas vendas”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail