Siga nas redes sociais

Search

Indústria está otimista com e-commerce, mas sofre para adaptar cultura ao digital

Foto: divulgação.

Impulsionada pelos desafios dos últimos dois anos, a indústria brasileira vem se reinventando e a digitalização é uma das realidades para o segmento.

E esse processo não está restrito à produção, mas também ao posicionamento de mercado, prova disso é o crescimento das lojas virtuais no modelo D2C, quando a indústria vende diretamente para o consumidor final.

É o que aponta a pesquisa Desafio da Indústria no E-commerce, da Híbrido em parceria com o E-commerce Brasil.

O levantamento, que ouviu diversas companhias do país, destaca que as vendas virtuais estão crescendo, mas ainda podem se desenvolver na área industrial.

Atualmente, 26,9% das indústrias ouvidas já possuem e-commerces há pelo menos 4 anos, enquanto 44,2% ainda não contam com este canal.

TERCEIRIZAÇÃO

Para impulsionar a entrada neste canal de vendas, a terceirização tem sido uma aposta certeira das empresas: 75,9% delas optam por desenvolver e manter a tecnologia relacionada ao e-commerce com especialistas parceiros.

Além disso, os investimentos em estratégia e performance dessas plataformas são terceirizados em 31% dos negócios.

“Buscar parcerias estratégicas tem sido muito assertivo para dar à indústria a velocidade necessária neste processo de ampliação dos canais de vendas, com a entrada no e-commerce. Essa tem sido uma tendência muito clara, visto que torna os investimentos mais assertivos, sem a necessidade de formação e maturação de equipe interna e especializada”, avalia Nicolas Marchewsky, diretor comercial da Híbrido.

PRINCIPAL BARREIRA

Enquanto terceirizar as questões técnicas do e-commerce tem sido a saída para muitos negócios impulsionarem seus resultados, adaptar a cultura da empresa para o digital é o maior desafio neste processo para 37,9%. Já o gerenciamento de conflitos com outros canais aparece em segundo lugar, apontado por 34,5% das empresas.

O investimento é apenas o terceiro tópico, com 34% dos votos, o que mostra a abertura para o direcionamento de verba neste sentido.

“Investir em loja online própria foi uma das principais saídas na pandemia, quando a indústria precisou se reinventar para manter seu fluxo de vendas o que facilitou a abertura de investimentos. A cultura ainda deve ser um processo que se consolidará no médio prazo, mas que tem sido adaptada à medida que parcerias estratégicas mostram os resultados e fortalecem essa transformação digital”, complementa.

Para além das barreiras, é cada vez mais claro na indústria que a transformação digital e a experiência do consumidor andam lado a lado.

E se adaptar a uma nova realidade não é mais opção, mas apenas questão de tempo em negócios que desejam seguir crescendo e ampliando resultados.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail