Siga nas redes sociais

Search

Diretor de CTI da Fapesc se torna pesquisador nível 1 do CNPq

Foto: divulgação.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Amauri Bogo, se tornou pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ele é bolsista da entidade há 14 anos na área de fitopatologia de fruteiras de clima temperado com o projeto Doenças causadas por marssonina e pseudomonas: uma ameaça rápida à produção de maçã e pera no Sul do Brasil, aprovado em edital do conselho neste ano.

Para ser pesquisador nível 1, além de ter no mínimo 8 anos de doutorado, é necessário capacidade de formação contínua de recursos humanos e mérito científico e tecnológico na área de conhecimento.

Os projetos que sustentaram sua posição como pesquisador desse patamar estão vinculados ao Grupo de Pesquisa em Fruticultura do Centro de Ciências Agroveterinárias (Cav/Udesc ).

CURRÍCULO

Ele é formado em Agronomia pela Udesc, mestre em Fitopatologia pela Universidade de Brasília e Ph.D em Fisiopatologia pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres na Inglaterra, e  tem pós-doutorado pela University of Nebraska, em Lincoln, no Estados Unidos. 

É professor da Udesc desde 1995, onde ocupou os cargos de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, de secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional, diretor da Editora Universitária e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Educação a Distância (Cead/Udesc).

Além disso, é consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do CNPq e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Possui mais de 150 trabalhos publicados em periódicos, livros e capítulos de livros na área de fitopatologia.

É também consultor Ad Hoc das Revistas Crop Science, Crop Protection, Plant Pathology, Tropical Plant Pathology, Scientia Horticulturae, Ciência Rural, Fruticultura Brasileira entre outras.

Por fim, é professor titular do Curso de Doutorado e Mestrado em Produção Vegetal e Mestrado em Rede de Educação Inclusiva, com mais de 160 orientações de tese, dissertação, monografias e iniciação Científica de TCC. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail