Siga nas redes sociais

Search

Produção da banana deve crescer 50% em SC

Foto: MIA Studio/AdobeStock

Santa Catarina deve aumentar em 50% a produção da banana este ano em relação ao ano passado, chegando a 725,8 mil toneladas, de acordo com o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). O estado é o quarto maior produtor da fruta do país, responsável por 10% da produção nacional e o segundo em produtividade média.

Um dos fatores que alavancou esse crescimento foi o plano de recuperação dos bananais catarinenses afetados pelo ciclone bomba há dois anos. 

“Os produtores conseguiram readequar áreas atingidas utilizando programas da Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, com taxas de juros de 2,75% para os municípios afetados”, destaca Rogério Goulart Junior, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa.

EXPORTAÇÃO

Com aumento da produção, a perspectiva para este ano também é elevar a quantidade de frutas para a exportação.

Segundo a Epagri/Cepa, o valor das exportações brasileiras no primeiro quadrimestre foi de US$ 14,9 milhões, aumento de 24,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nos quatro primeiros meses, Santa Catarina participou com 50,6% do valor das exportações brasileiras, ou seja, com US$ 7,56 milhões, e com um volume de 18,8 mil toneladas comercializadas da fruta.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail