Siga nas redes sociais

Search

Startup de Lages ajuda setor imobiliário na análise de riscos de criminalidade

Gabriel Zonatto (CEO) e Douglas Conrado (CTO) da startup. Foto: divulgação.

A Vyable, startup de Lages que atua com objetivo reduzir os riscos da criminalidade no setor imobiliário, está conquistando cada vez mais clientes no mercado. A ideia começou em setembro do ano passado, através do programa de incubação do Orion Parque. Desde então, a startup se classificou para o programa de aceleração do Programa Centelha.

A criminalidade é um dos fatores que mais afetam o mercado imobiliário e bairros com índices mais altos de criminalidade tendem a ter grande desvalorização nos seus imóveis, além disso, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), esse é o terceiro fator mais importante na tomada de decisão do consumidor final.

Utilizando da ciência de dados, o usuário pesquisa um endereço na plataforma e vai ter acesso a um relatório completo sobre a criminalidade do local, como os tipos mais comuns de ocorrência, taxa criminal, classificação daquela rua em comparação a outras e até um mapa de calor de onde acontece mais crimes.

“Com essas informações, o corretor passa a captar os imóveis mais qualificados para vender ou alugar, o incorporador pode escolher o melhor terreno para construir e o consumidor final vai tomar a decisão de morar em um lugar mais seguro”, destaca Gabriel Zonatto, um dos fundadores da startup.

Neste momento, o negócio está sendo validado no mercado com alguns clientes. A projeção é que a empresa se consolide no mercado catarinense e expanda para São Paulo até o fim do ano.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail