Siga nas redes sociais

Search

Bons profissionais não reclamam, apenas saem da empresa

Foto: athitat/AdobeStock

Como uma boa liderança, quem vem à sua mente quando você pensa nos melhores profissionais da sua equipe?

Na maioria dos casos, você reponde essa pergunta em até 2 ou 3 segundos , você sabe quem são as estrelas do seu time.

Os seus melhores profissionais chamam a sua atenção com o seu desempenho assim como o impacto positivo que geram nos outros.

Ótimos profissionais são difíceis de serem encontrados e quando você tem um, o seu mundo se torna muito mais fácil na empresa. Até que eles se cansam e vão embora.

Ótimos profissionais não costumam causar tumultos. Eles podem até ser sinceros no início mas tendem a não ficar em lugar tedioso por muito tempo , eles simplesmente respeitam suas vontades e vão embora.

No final, eles sabem o quanto são bons profissionais e que poderão encontrar outra empresa que busque (e valorize) bons talentos. Portanto, sabem que terão seu lugar preenchido rapidamente.

E se você olhar ao seu redor, provavelmente você já passou por isso, seja na sua área ou na área de outros colegas. 

E aí, vem a pergunta: o que podemos fazer para manter essas boas pessoas na organização? Para responder essa pergunta, vou simplesmente pontuar três simples ações como sugestões:

  1. Mantenha o engajamento deste profissional: tenha uma comunicação direta, constante e consistente com ele(a), realizando uma conversa 1×1 semanalmente, se possível.
  2. Seja curioso(a): descubra o que poderá engajar seus profissionais usando simples perguntas como o que motiva e impulsiona você no que você faz? O que motiva você a usar o seu potencial a favor da empresa?. Essas e outras simples perguntas podem dar ótimas respostas logo de início. Nem sempre você precisará um modelo de mapeamento comportamento ou assessment chique para esses casos. Apenas pergunte.
  3. Faça algo: uma vez que você sabe o que motiva seu profissional, auxilie-o a criar um plano de ação e faça acontecer. É bem comum criar uma série de perguntas e não fazer nada com as respostas. O trabalho te consome e a vida acontece. Mas não tem desculpa.

Como uma liderança na sua organização, seu papel é gerar resultado, reter seus talentosos profissionais e desenvolver o seu time como um todo.

Ter um simples plano de ação com o seu time já faz a diferença. Não estou dizendo que será infalível, mas as chances de você estar ciente de potenciais problemas e estar apto a resolvê-los de forma pró-ativa será muito maior com um plano em andamento.

Apesar de ninguém ser obrigado a ficar na mesma empresa pelo resto da vida, quanto maior for o engajamento desses profissionais enquanto estiverem na sua organização, melhor será para a experiência dele e da própria empresa.

Compartilhe

Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail