Siga nas redes sociais

Search

Ter um bom líder é melhor que atuar em uma boa empresa

Foto: andranik123/AdobeStock

A Good Boss is Better than a Good Company: ao traduzir livremente essa frase, fiz dela o título deste artigo.

Ótimos líderes podem fazer do trabalho algo realmente significativo e interessante mesmo que você atue em uma empresa ruim.

Esse tipo de liderança faz você trabalhar à vontade e confortável o suficiente para você se sentir bem no ambiente profissional.

Enquanto um péssimo líder pode fazer a sua experiência no trabalho muito ruim. Entre outras coisas, os péssimos líderes fazem microgerenciamento, te culpam dos problemas e fazem tudo pelas suas costas, sem transparência ou honestidade.

“Um bom líder é melhor que uma boa empresa. Um bom líder te dará suporte, irá te ensinar e desenvolverá você” , disse Jack Ma.

Um bom líder usa expressões como “fizemos um ótimo trabalho em equipe”, “você foi muito bem nesse trabalho” e “eu confio no seu julgamento”.

Tais expressões empodera, reconhece e gera confiança nos membros da equipe para fazer aquilo que precisa ser feito. 

O péssimo líder faz basicamente o contrário disso tudo. Esse tipo de liderança tóxica deixa cada profissional da equipe com a sensação de estar sendo observado o tempo todo e de forma abusiva. 

Seu olhar limitado sempre apontará culpados e sempre tentará criar mecanismos capazes de se autopromover ou autoafirmar, evitando a importância de criar bons relacionamentos com seus liderados. 

A péssima liderança desengaja as equipe, desmotivando o trabalho a ser feito pois nem sempre estará lá disposto a defender seus colaboradores.

Se você fez algum erro, logo será julgado por essa péssima liderança e não terá o seu suporte.

Podemos dizer que um bom líder é difícil de encontrar, difícil de não apoiar e impossível de esquecer.

Espero que você tenha um(a) líder assim para chamar de seu. Eu tenho e sempre falei isso para ela.

No fim, as pessoas não largam seus empregos, elas largam seus chefes. Na maioria das vezes que as pessoas relataram a razão da sua demissão, o problema era relacionado ao seu líder imediato. 

No coração de uma ruptura na relação entre líder-colaborador há sempre os mesmos problemas: falta de confiança, baixo respeito e empatia. 

Quando você vai além daquilo que você precisa fazer pela sua empresa e eles te tratam com insensibilidade e inflexibilidade quando você mais precisa deles, é porque o bom relacionamento acabou se perdendo.

Os colaboradores da sua empresa pedem por bons líderes. E isso não é pedir muito. Há estudos que já demonstraram que 65% de profissionais entrevistados preferem ter uma boa liderança que ter um aumento salarial. 

E não há nada melhor do que ter uma boa liderança te apoiando. Um bom líder faz da sua experiência muito melhor, principalmente quando passamos praticamente metade das nossas vidas trabalhando. 

Os profissionais querem trabalhar em ambiente saudável que tenha líderes que olhem por eles. E isso faz das empresas responsáveis sobre aquilo que realmente importa.

É hora de abrirem os olhos e entenderem que nem todo dinheiro ou benefícios irão segurar os bons talentos da organização se eles não tiverem bons líderes consigo.

Ou seja, ter uma boa liderança é, sem dúvida, um dos melhores incentivos para manter profissionais engajados e felizes pelo maior tempo possível na organização. 

E eu espero que você tenha a sua liderança que te ajude na sua jornada. Eu tenho a minha.

Compartilhe

Líder de gestão de mudança e cultura na Central Ailos.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail