Siga nas redes sociais

Search

CEO da Sólides fala sobre aporte, próximos passos e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: Guilherme Barros

Apaixonada por pessoas e pelo potencial que elas têm para transformar os negócios, aos 42 anos, Mônica Hauck está liderando uma verdadeira revolução no mercado de RH. Em 2015, fundou a Sólides, empresa de tecnologia que atua na gestão de recursos humanos de pequenas e médias empresas.

Sob sua liderança, a empresa recebeu o maior aporte já feito em uma HRTech, cerca de R$ 530 milhões da gestora de private equity Warburg Pincus. Menos de dois meses depois, já foi às compras e anunciou a aquisição da Tangerino, startup de controle digital de pontos e jornada de trabalho.

Formada em história, pós-graduada em culturas políticas, MBA em gestão empresarial e formação em inovação e empreendedorismo pela Stanford University, construiu sua carreira unindo inovação e desenvolvimento humano, que é a sua grande paixão.

Ela é a quarta entrevistada da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva ao Economia SC:

Para você, qual a importância do Startup Summit?

Mônica: Um dos principais eventos do eixo Sul do país, com certeza. O ecossistema se fortalece quando unimos empreendedores, fornecedores e aqueles que sonham empreender. Nós acreditamos no empreendedorismo como um modo de vida mesmo e na gestão de pessoas como alavanca da economia do Brasil.

O que podemos esperar da sua participação no evento?

Mônica: Vou participar de um painel no qual a Sólides é a responsável pela trilha de gente e cultura. Além disso, estarei no evento trocando com outros empreendedores e vamos também apresentar novidades de produto para o mercado.

Qual foi o insight para criar o negócio? O que a Solides faz, na prática?

Mônica: O principal insight foi entender, que saber quem se é muda tudo, e que fazer gestão de pessoas de forma eficiente muda para muito melhor o resultado da PME. A Sólides surgiu em 2015 para solucionar a dor do pequeno e médio empreendedor, trazendo uma plataforma completa e uma metodologia exclusiva. O principal objetivo é facilitar a forma como empreendedores atraem, desenvolvem e engajam seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus negócios, Levamos para o pequeno e médio o que antes era restrito aos grandes, incluindo people analytics e gestão comportamental.

Vocês tiveram uma rodada de R$ 530 milhões, o maior aporte já feito em uma HRTech na América Latina. O que isso representa para vocês e para o mercado?

Mônica: Representa certamente um marco na nossa história e a quebra de um paradigma. Com o aporte, vamos impulsionar as áreas de produto, comercial e marketing da empresa, além de fazer aquisições que nos permitam oferecer uma experiência cada vez melhor e mais completa para  de RH de todo Brasil.

Quais os próximos passos da empresa?

Mônica: Para os próximos anos, queremos consolidar a Sólides como um ecossistema completo para as PMEs que desejam transformar a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Não se trata apenas da nossa história, mas da história de mais de 12 mil empresas que são impactadas por meio das nossas soluções.

Quais são as principais características que um profissional de RH precisa para o futuro?

Mônica: Eu acredito que as principais características que um profissional de RH precisa ter no futuro são: domínio de análise de dados, capacidade de tomar decisões difíceis, visão estratégica, boa gestão de tempo e flexibilidade. 

Casada e com dois filhos, como você administra seu tempo entre se dedicar à família e aos negócios? Alguma dica para mulheres que estão nesse mesmo barco?

Mônica: Conciliar maternidade e carreira é entender que não é possível abraçar o mundo. É preciso entender quais batalhas você quer enfrentar no dia a dia. Acredito que não existe uma fórmula pronta, que funcione para todas as mulheres, mas organizar a rotina e dividir as responsabilidades com a pessoa que escolheu para viver são um ótimo caminho.

Acompanhe os principais conteúdos sobre o Startup Summit aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail