Nesta empresa, busca por assinatura e certificação digital cresceu 335%

A busca por soluções digitais que tornem a operação mais ágil e segura segue sendo uma prioridade das empresas. Um exemplo disso é a gestão de contratos e documentos, que migrou do papel para a tela do computador ou celular.

Com mais de 20 mil clientes em todo país, a BRy Tecnologia, empresa que desenvolve soluções para identificação e assinatura digital, registrou um número recorde de uso nos serviços que permitem assinar e armazenar documentos digitalmente.

Considerando os dados de janeiro a maio, a empresa já superou todo o volume registrado no ano passado: são 8,9 milhões neste ano comparados com os 6,8 milhões registrados no último ano.

A assinatura digital foi o serviço que mais cresceu. Nas assinaturas eletrônicas simples, que não usam certificado digital, o aumento foi de 83%. As assinaturas avançadas e qualificadas, que utilizam certificado digital como forma de garantir a segurança e a validade jurídica dos documentos, o crescimento foi de 28%.

Além disso, a empresa também identificou o aumento da preocupação com a segurança jurídica dos documentos assinados. No primeiro trimestre deste ano foram emitidos mais de 50 milhões de carimbos do tempo, tecnologia que permite atestar o horário exato em que um documento foi assinado. O aumento foi de 37%.

Cristian Thiago Moecke, CTO da BRy, acredita que o crescimento na busca pelo serviço se deve justamente pelos benefícios que oferece:

“Ele utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário, além de também garantir a integridade dos demais dados da transação. É uma ferramenta essencial de segurança para garantir a validade da transação”.

A tecnologia do carimbo do tempo também é utilizada no Correio Seguro, outro serviço que cresceu. A busca praticamente dobrou, saindo de 282,2 mil no ano passado para 481 mil neste ano.

Essa ferramenta permite garantir a autenticidade de e-mails. Basicamente, ao enviar uma mensagem, o tráfego entre os servidores de quem enviou e quem recebeu é capturado.

Todas as informações que identificam unicamente o e-mail, seu conteúdo e os servidores que fazem parte da transação recebem um carimbo do tempo, que é válido porque não permite alterar a informação da hora exata em que a ação aconteceu. 

“O Correio Seguro, assim como todos os serviços oferecidos pela BRy, tem foco em garantir a segurança e a validade de documentos digitais. A alta procura por esse tipo de serviço mostra que as empresas estão avançando na jornada da transformação paperless, pois além de tornar os processos digitais, estão tendo a maturidade necessária para pensar na segurança desses processos”, conclui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais