Siga nas redes sociais

Search

Como conseguir uma vaga em tecnologia no exterior?

Foto: Maria/AdobeStock

A possibilidade de trabalho remoto, uma tendência impulsionada pela pandemia, derrubou as barreiras geográficas e ampliou as opções de carreira para os profissionais de tecnologia.

Hoje, é possível trabalhar para uma empresa do exterior sem sair do Brasil e ainda receber em outra moeda, geralmente mais valorizadas que o próprio Real.

O salário para pessoas desenvolvedoras no exterior varia entre US$ 4 mil e US$ 10 mil por mês, de acordo com levantamento feito pela GeekHunter, startup de recrutamento de profissionais de tecnologia.

Lucas Lopes, CRO da startup, explica que empresas do EUA e Canadá já estão habituadas a ter em seus times colaboradores de outros países:

“No entanto, contratar pessoas da China ou da Índia para trabalho remoto, por exemplo, tem um gap muito grande no fuso horário. Já o Brasil e a América Latina como um todo estão mais bem posicionados, o que nos confere uma vantagem competitiva bastante alta em relação à dinâmica de trabalho”.

Para quem tem interesse em trabalhar para uma empresa estrangeira, Letícia Quevedo, recrutadora especialista em vagas internacionais na empresa, elenca alguns pontos essenciais que o candidato precisa ter antes mesmo de correr atrás da vaga dos sonhos. Confira abaixo:

1- Conhecimento técnico e inglês

Empresas estrangeiras costumam contratar pessoas com um perfil mais pleno e sênior, por isso, é importante ter um pouco de experiência. Já o inglês é fundamental. No entanto, é preciso entender que o importante é conseguir se comunicar, ou seja, não necessita ser um inglês perfeito.

2- Compreender o mercado internacional

Entender como funciona o trabalho lá fora, a relação com o fuso horário, gestão do tempo, flexibilidade e autonomia é importante para ver se realmente faz sentido para o estilo de vida que a pessoa leva aqui no Brasil.

3- Atualizar Linkedin e aumentar networking

Aumentar seu networking é algo muito importante. Procure pessoas que já trabalham fora e pergunte como é o dia a dia dela na empresa, como foi o processo para conseguir uma vaga, as dificuldades enfrentadas, enfim, ter essa conexão pode ser muito rica para entender melhor como as coisas funcionam e aumentar as chances de conseguir uma oportunidade.

4- Soft skills

As empresas avaliam cada vez mais as soft skills dos candidatos e a capacidade de comunicação é uma das mais valorizadas. Isso não significa que a pessoa precisa ser extrovertida e falar com todo mundo, mas deve conseguir se comunicar, se expressar, participar de reuniões, estar aberta para escutar os outros. Para os brasileiros, vejo isso como um ponto positivo, pois, em geral, temos mais facilidade nesse contexto. Nos sentimos confortáveis nesses encontros. Por outro lado,  a regra não é a mesma para todas as vagas. Um cargo de liderança, como tech lead, pode exigir mais soft skills, enquanto outros podem focar mais na parte técnica.

5- Estudar a empresa

É importante prestar atenção nas perguntas e responder com clareza e honestidade. Muitas vezes, queremos impressionar e acabamos não sendo verdadeiros, aceitando termos que não estão tão alinhados com a nossa cultura. Também é importante dizer que está aberto ao aprendizado e tirar todas as dúvidas, ver se a oportunidade apresentada é mesmo o que você está buscando.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail