Siga nas redes sociais

Search

SENAI, UFSC e Simmeb lançam desafio de robótica para estudantes do Vale do Itajaí 

Foto: davit85/AdobeStock

Encontrar soluções inovadoras para as questões de grandes indústrias do Vale do Itajaí e aproximar a academia e o mercado de trabalho.

Estes são os objetivos do ValeEurobotic, o novo desafio de robótica e automação que faz parte da programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb.

A ação é uma parceria entre o sindicato, o SESI/SENAI de Blumenau e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para envolver estudantes do ensino fundamental, superior e técnico em situações da indústria.

Para a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, os objetivos do desafio se encontram tanto com as necessidades da indústria, quanto com os propósitos das instituições de ensino:

“A nossa proposta é tornar os desafios interessantes para os estudantes. Quando iniciamos essa organização a ideia era estimular esses alunos a trabalharem em um projeto e promover o espírito de colaboração, de competição, mas também de solucionador de problemas com desafios reais propostos pelas nossas indústrias”.

COMO PARTICIPAR

Qualquer estudante de escolas, universidades e cursos técnicos públicos ou privados do Vale do Itajaí pode participar.

Na etapa Educação Básica os estudantes vão participar da competição de robôs. Podem se inscrever alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e de qualquer ano do ensino médio. As inscrições vão até o dia 15 de julho e devem ser feitas pelo link clicando aqui

A etapa Técnico e Superior é focada para estudantes destes dois níveis. As equipes receberão desafios reais da indústria propostos pelas empresas Altona, Selgron e Jung. As inscrições para esta categoria se encerram no dia 30 de junho e podem ser feitas por meio deste link clicando aqui.

A apresentação presencial das soluções acontece no dia 16 de agosto, no Espaço de Educação Maker do Complexo Esportivo do SESI. Já a divulgação das equipes vencedoras e a premiação acontece no dia 17 de agosto, durante o encerramento da 10ª Semana da Indústria Simmmeb. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail