Siga nas redes sociais

Search

SC encerra primeiro semestre com recorde de exportação

Foto: orestligetka/AdobeStock

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre do ano com recorde nas exportações, que somaram US$ 5,8 bilhões, enquanto as importações totalizaram US$ 13,5 bilhões.

O aumento na cotação de preços e a retomada da corrente internacional estão entre as razões que ajudam a explicar os bons resultados na balança comercial catarinense.

“Santa Catarina teve uma participação de 3,6% do total de exportação brasileira no período. O crescimento, principalmente de produtos de alta intensidade tecnológica, demonstram a competitividade e a qualidade da nossa indústria no mercado internacional”, comenta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

Durante o período, os principais mercados continuam sendo os Estados Unidos (18,4%) e a China (13,6%).

As carnes de aves se mantiveram como o principal produto exportado, com 15,9% do total. Houve um crescimento nos embarques do produto para Filipinas, Coreia do Sul, Chile e México.

Por outro lado, as vendas de carne suína tiveram queda, ocasionada em parte pela normalização da produção chinesa após a crise sanitária de peste suína africana. Ainda assim, o produto se manteve como o segundo mais exportado do estado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail