Siga nas redes sociais

Search

Gustavo do Valle fala sobre Web 3.0, Alma DAO e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Gustavo do Valle, fundador da Decora (vendida para Accenture), entusiasta e mentor de projetos Web 3.0 e membro-fundador da Alma DAO, é mais um entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva abaixo:

Para você, qual a importância do Startup Summit?

Gustavo: Importância de trazer cada vez mais conteúdo relevante para um público que respira inovação, e não somente gerar conteúdo e provocações de novas tendências como gerar networking entre os participantes.

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

Gustavo: Demonstrar e tentar ajudar a mostrar a relevância da web3 para o futuro não somente das empresas inovadoras , mas de uma tecnologia que é capaz de transformar como as pessoas se relacionam com a internet. Além disso, mostrar exemplos que condizem com  uma “nova era da internet”, ou seja, o poder da internet de volta aos criadores e seus “thousand fans”. A importância da web3 para países que carecem de democracia e de geração de riqueza e porque a web3 impacta na vida dessas pessoas. A importância de compreender essa nova era para gerar novas oportunidades de negócios mesmo em empresas tradicionais e o quão relevante pode ser para o futuro das mesmas.

O que é Web3? Como esse conceito impacta o mercado? Quais oportunidades ele traz?

Gustavo: Devemos simplificar a web3 como a nova geração da internet, onde já teve, em termos super básicos para melhor compreensão, a era web1, onde foi o início dos sites e que o usuário apenas consumia a leitura, para depois vir a web2, onde, com poder do smartphone e mídias sociais se tornou possível não somente ler, mas criar e compartilhar conteúdo e a vinda da web3, onde o principal objetivo é devolver o poder da criação do conteúdo que foi feito na web2, para o usuário. Exemplos simples: As chamadas FAMG’s (Facebook, Apple, Microsoft, Google) dominam o poder de geração de conteúdo criado pelo usuário, mas , na média, menos de 5% fica para o criador do conteúdo. Podemos citar como exemplo streaming de músicas onde a média de receita para o artista, não de lucro, anual é de cerca de 600 dólares. Se ele que está criando o conteúdo e criando a comunidade que consome, faz sentido ele ficar com tão pouco? A web3 tenta e já demonstra que pode mudar, através de menos intermediação e mais poder de volta ao criador, tornando possível a velha máxima dos 1.000 true fans, onde com apenas 1.000 fãs seria capaz de um artista/criador se manter e ter sucesso. Hoje em dia, mesmo você sendo um influencer ou criador de conteúdo em redes sociais, precisa ter dezenas de milhões de fãs para se tornar relevante e gerar receita. A internet não foi feita para isso e a web3 tenta democratizar essa relação criador versus fans. Isso é só um exemplo de quão transformador é o tema.

Qual o potencial do Brasil nesse tema? O que ainda precisa evoluir?

Gustavo: O Brasil tem um potencial gigantesco. Hoje, por exemplo, já é o segundo maior mercado de NFT’s e 10 milhões de pessoas já compraram criptmoedas, o dobro de pessoas que temos na Bolsa de Valores, por exemplo. Fora isso, orgãos reguladores e congresso tem avançados com bastante neutralidade e mostrando que está atenta ao tema e sensível ao deixar a inovação acontecer. Acho que o Brasil será um dos grandes celeiros de talentos e empresas web3.

Você foi um dos criadores do AlmaDAO. Qual o propósito e ações já propostas pelo movimento?

Gustavo: O nome Alma já diz tudo, queremos trazer de volta a Alma a internet, ou seja, os princípios básicos que nortearam a criação da internet e a web1, com os avanços muito importantes da web2, mas de uma forma muito mais efetiva e com menos intermediações e mais poder ao usuário. Nosso objetivo, no primeiro momento, é fomentar e provocar a discussão de web3, para isso criamos muito conteúdo com tema, seja com palestras, podcasts, newsletters e conteúdos nos principais canais relevantes de tecnologia. Começaremos, em breve, nosso programa de mentoria e aceleração de projetos web3 e, não distante, temos também como objetivo investir em projetos de alto impacto para o país.

Acompanhe os principais conteúdos do Startup Summit clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail