Siga nas redes sociais

Search

O dia que eu peguei a mesma van que o Chris Yeh

De máscara, Chris Yeh. Foto: Ana Paula Dahlke.

Quando soube que o Economia SC seria parceiro de mídia do Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do país, comecei a pensar no que faríamos para poder nos destacar nesse meio, uma vez que cobrimos esses temas aqui no portal. 

Pensei, planejei e passei para a equipe: uma página especial e uma série de conteúdos com os palestrantes. O objetivo era saber o que cada um iria abordar em suas devidas palestras, além de atualizar o status das carreiras e seus respectivos negócios, uma espécie de balanço do primeiro semestre, sabe? Dito e feito, foram mais de 25 entrevistas exclusivas, com nomes de referência nacional e internacional. 

Uma delas chamou muita atenção, primeiro porque se tratava de uma personalidade mundialmente conhecida, segundo porque só fala inglês e terceiro porque essa pessoa foi uma das primeiras a aceitar a entrevista, uma simpatia sem igual.

Ele é um dos autores do best-seller Blitzscaling, que ensina o caminho mais rápido para construir negócios extremamente valiosos, além de conselheiro e investidor de mais de 100 startups desde 1995. Na entrevista, Chris Yeh falou sobre o método que desenvolveu para crescimento exponencial das empresas, principais pontos abordados no A Aliança (livro que fala sobre recrutar, gerenciar e manter talentos na era da internet e quais pontos estão em evidência hoje em dia), principais aprendizados no mundo das startups e o que é criar um negócio de valor, além de sua opinião sobre como o Blitzscaling pode ser aplicado em empresas de Santa Catarina.

Para mim, uma entrevista de um cara como o Chris já valeu a parceria com o evento. O portal não está nem 3 anos no ar e já alcançamos nomes internacionais. Para mim, isso significa não só que estamos dando os passos certos, mas também fazendo muito com pouco. 

A HISTÓRIA PRINCIPAL

Bom, chegando na história principal: ele estava no evento, obviamente, que aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis, também conhecida como a Ilha do Silício. A sua palestra fechou a programação de quinta-feira, por volta das 17h30.

Nesse mesmo dia eu recebi um convite para participar de um happy-hour exclusivo promovido pela Questum, assessoria especializada em M&A para startups, que iria anunciar seu novo sócio, por coincidência, um dos colunistas do portal. Aceitei.

No entanto, chegando perto da hora de sair do evento e me deslocar até o happy-hour, eu estava a um passo de desistir por conta do cansaço do dia. Sim, participar do Startup Summit é intenso! E eu estava ali desde 8h30, e fiquei na maioria andando pelos estandes e palestras, falando com dezenas de pessoas.

Encontrei um pessoal que iria também para esse happy-hour e fui convencida de ir, ainda bem! A Questum estava oferecendo uma van do Centro Sul até o Iate Club Veleiros da Ilha, então fomos em um dos horários disponibilizados.

Agora, pasmem! A van estava quase cheia e adivinha quem entra? O próprio Chris Yeh. Demos um sutil “hello”, e eu simplesmente travei o resto do caminho, sem acreditar! Momentos depois tirei disfarçadamente uma foto dele sentado no último banco, afinal, não queria ser invasiva! 

Mais tarde, já em casa, pensei: e seu eu não tivesse ido? Por mais que uma escolha pareça difícil (no meu caso eu estava cansada do dia, com dor terrível na lombar), às vezes é a melhor opção. Se eu não tivesse ido exatamente naquele momento, não estaria escrevendo essa história agora. E que bom que eu fui.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail