Eduardo Nogueira: palestrante da Expogestão falará sobre transformação da logísitca durante e pós-pandemia

Vice-presidente Jurídico da DHL Supply Chain, representante da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos e co-fundador do Jurídico Sem Gravata, comunidade de advogados corporativos que tem o propósito de disseminar as melhores práticas de gestão jurídica. É graduado em Economia pela Unicamp e em Direito pela PUC-Campinas, onde também se especializou em Direito Tributário. Eduardo Nogueira é um dos palestrantes confirmados da Expogestão, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Joinville. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o empresário:

O que esperar da sua palestra no evento?

Eduardo: A logística sempre foi fundamental para a economia de forma geral e para a vida das pessoas. Com a pandemia e o boom do e-commerce, isso ficou mais evidente e provocou uma onda de investimentos no setor que ainda se mantém. Isso tudo para garantir o fornecimento de produtos e insumos dos mais variados e de forma rápida e segura. Em minha palestra, vamos explorar como está o panorama do setor logístico, quais as principais estratégias adotadas neste período e quais inovações e tecnologias tem nos ajudado a enfrentar este cenário que continua em transformação.

Qual a importância da Expogestão?

Eduardo: Os mercados já vinham passando por transformações profundas nos últimos anos, mas a pandemia acelerou muito esse processo. De forma que discutir essas mudanças, como os diversos elos da cadeia podem colaborar e os próximos passos são questões fundamentais para o desenvolvimento dos negócios. Na ExpoGestão teremos um fórum de alto nível e de abrangência nacional.

Quais as principais tendências da logística 4.0?

Eduardo: Em relação a este tema, temos investido em três áreas principais: primeiro, em sistemas de gestão, tanto de armazéns, como de pessoas e frotas (é assim que garantimos nossos níveis de serviços e acompanhamos e desenvolvemos nossa produtividade); segundo em sistemas para a área de transportes, com destaque para plataformas de monitoramento a distância em redundância, segurança patrimonial e atenção via imagem das condições do motorista; por fim, desenvolvemos muito nossa área de inovação em parcerias com startups. Neste último quesito, destaco dois projetos. Em um deles, implementamos, em parceria com a startup Trackage, uma solução de gestão de pátio em grandes centros de distribuição. Essa solução facilita e agiliza o contato entre a central e os caminhoneiros agilizando assim também a carga e descarga. Todo o processo é realizado via aplicativo de celular e temos uma noção exata da localização do caminhão dentro de nossas instalações. Além disso, toda a questão cadastral e de identificação é feita via esse aplicativo também, quase sem contato humano. No segundo, desenvolvemos junto com a startup Unike uma solução fastpass para triagem e controle de acesso a partir da aferição automática de temperatura por imagem e reconhecimento facial e registro de ponto. A solução dispensa contato humano, evita filas e agiliza em até 70% o tempo de ingresso em instalações. Adicionalmente, testamos veículos semiautonomos para movimentação de carga dentro dos armazéns e estamos com um projeto em fase inicial de pallets inteligentes que nos informam sua localização e carregamento.

Recentemente, a DHL lançou a DHL Fulfillment Network, uma rede fulfillment multiclientes que auxilia na execução de toda a logística de e-commerce. Como ela opera e quais os diferenciais dessa solução?

Eduardo: O mercado brasileiro de e-commerce continua muito aquecido e a parte logística é vital, pois faz chegar o produto a casa do consumidor nas condições acordadas. Em linhas gerais, nossa nova soluções realiza para os marketplaces ou varejistas todo o fluxo logístico do e-commerce, incluindo armazenagem, expedição e entrega final. Neste sentido, o principal diferencial é ter acesso a esses recursos sem ter que investir em estruturas e equipes próprias que são muito onerosas. Além disso, possibilidade acesso a escala, experiência e expertise de um player global como a DHL, o que confere maior eficiência e confiabilidade as operações. 

Aos interessados em participar do evento, os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais