Siga nas redes sociais

Search

Eduardo Nogueira: palestrante da Expogestão falará sobre transformação da logísitca durante e pós-pandemia

Foto: divulgação

Vice-presidente Jurídico da DHL Supply Chain, representante da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos e co-fundador do Jurídico Sem Gravata, comunidade de advogados corporativos que tem o propósito de disseminar as melhores práticas de gestão jurídica. É graduado em Economia pela Unicamp e em Direito pela PUC-Campinas, onde também se especializou em Direito Tributário. Eduardo Nogueira é um dos palestrantes confirmados da Expogestão, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Joinville. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o empresário:

O que esperar da sua palestra no evento?

Eduardo: A logística sempre foi fundamental para a economia de forma geral e para a vida das pessoas. Com a pandemia e o boom do e-commerce, isso ficou mais evidente e provocou uma onda de investimentos no setor que ainda se mantém. Isso tudo para garantir o fornecimento de produtos e insumos dos mais variados e de forma rápida e segura. Em minha palestra, vamos explorar como está o panorama do setor logístico, quais as principais estratégias adotadas neste período e quais inovações e tecnologias tem nos ajudado a enfrentar este cenário que continua em transformação.

Qual a importância da Expogestão?

Eduardo: Os mercados já vinham passando por transformações profundas nos últimos anos, mas a pandemia acelerou muito esse processo. De forma que discutir essas mudanças, como os diversos elos da cadeia podem colaborar e os próximos passos são questões fundamentais para o desenvolvimento dos negócios. Na ExpoGestão teremos um fórum de alto nível e de abrangência nacional.

Quais as principais tendências da logística 4.0?

Eduardo: Em relação a este tema, temos investido em três áreas principais: primeiro, em sistemas de gestão, tanto de armazéns, como de pessoas e frotas (é assim que garantimos nossos níveis de serviços e acompanhamos e desenvolvemos nossa produtividade); segundo em sistemas para a área de transportes, com destaque para plataformas de monitoramento a distância em redundância, segurança patrimonial e atenção via imagem das condições do motorista; por fim, desenvolvemos muito nossa área de inovação em parcerias com startups. Neste último quesito, destaco dois projetos. Em um deles, implementamos, em parceria com a startup Trackage, uma solução de gestão de pátio em grandes centros de distribuição. Essa solução facilita e agiliza o contato entre a central e os caminhoneiros agilizando assim também a carga e descarga. Todo o processo é realizado via aplicativo de celular e temos uma noção exata da localização do caminhão dentro de nossas instalações. Além disso, toda a questão cadastral e de identificação é feita via esse aplicativo também, quase sem contato humano. No segundo, desenvolvemos junto com a startup Unike uma solução fastpass para triagem e controle de acesso a partir da aferição automática de temperatura por imagem e reconhecimento facial e registro de ponto. A solução dispensa contato humano, evita filas e agiliza em até 70% o tempo de ingresso em instalações. Adicionalmente, testamos veículos semiautonomos para movimentação de carga dentro dos armazéns e estamos com um projeto em fase inicial de pallets inteligentes que nos informam sua localização e carregamento.

Recentemente, a DHL lançou a DHL Fulfillment Network, uma rede fulfillment multiclientes que auxilia na execução de toda a logística de e-commerce. Como ela opera e quais os diferenciais dessa solução?

Eduardo: O mercado brasileiro de e-commerce continua muito aquecido e a parte logística é vital, pois faz chegar o produto a casa do consumidor nas condições acordadas. Em linhas gerais, nossa nova soluções realiza para os marketplaces ou varejistas todo o fluxo logístico do e-commerce, incluindo armazenagem, expedição e entrega final. Neste sentido, o principal diferencial é ter acesso a esses recursos sem ter que investir em estruturas e equipes próprias que são muito onerosas. Além disso, possibilidade acesso a escala, experiência e expertise de um player global como a DHL, o que confere maior eficiência e confiabilidade as operações. 

Aos interessados em participar do evento, os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail