Siga nas redes sociais

Search

O poder que a gratidão exerce sobre nossa carreira e vida pessoal

Foto: Daniel Zimmermann.

Certo dia desses, estava falando com minha irmã sobre gratidão, enquanto filosofia pura, começamos a refletir sobre o sentido da palavra: como ela se apresenta em nossas ações cotidianas, no trabalho, na vida pessoal, com amigos e nos negócios.

Essa conversa me inspirou a trazer o tema para essa coluna. Se você for pesquisar o sentido da palavra, vai ver que a gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor e ou gentileza a outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Por que devemos ter gratidão?

Segundo alguns psicólogos, a gratidão ajuda as pessoas a ficarem menos ansiosas, depressivas e estressadas. Esse sentimento também é associado à felicidade, ou seja: pessoas mais gratas também são mais felizes. Levam a vida com mais humor e alegria.

Isso não significa que você precisa ter grandes conquistas ou conhecer pessoas consideradas brilhantes ou de referência em determinada área de conhecimento para se sentir grato.

Para agradecer, não precisamos de grandes motivos: coisas simples podem nos fazer ser gratos todos os dias. Pode ser a visita ou o encontro com um amigo querido, a saúde para poder ter um bom dia, um trabalho que lhe garanta qualidade de vida, pequenos momentos que acumulam memórias positivas na sua vida.

Não é só na vida pessoal que ser uma pessoa grata é importante. Exercitar a gratidão pode ter um peso crucial na sua carreira. Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro. Isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo.

A gratidão é um sentimento poderoso que é capaz de transformar a maneira com a qual uma pessoa enxerga sua própria vida. Pode ser o propulsor para que aquela pessoa que só consegue ver as coisas negativas da vida comece a ter uma nova perspectiva e, instintivamente, assuma as responsabilidades da sua vida, busque novos caminhos na carreira. É o famoso “olhar o copo meio cheio”. Ao aprender a ser grato por tudo o que possui e conquistou, é possível se sentir ainda mais motivado e confiante para buscar o que deseja.

Ao longo desses anos que estou à frente da Ellevo, tenho muitas pessoas que serei eternamente grata por aprendizados que me trouxeram. Algumas me fizeram sentir raiva, pois me tiraram da zona de conforto.

Criticaram meu jeito de fazer as cosias, me apontaram o dedo no nariz de como eu deveria conduzir minhas tarefas. Mas hoje, quando olho para trás, veja que foram pessoas que tenho a agradecer, pois elas me mostraram o caminho a seguir.

Tenho gratidão a essas pessoas com quem aprendi muito.

Diariamente tento exercer a gratidão porque vejo o impacto positivo sobre a minha carreira e vida pessoal. Do ponto de vista profissional, sou muito grata às muitas pessoas que trabalham comigo há muitos anos, que continuam ao meu lado, me apoiando, transformando as minhas ideias. Pessoas que vi crescer, casar, descasar, ganhar os primeiros cabelos brancos. Ter com quem dividir a caminhada é motivo mais do que suficiente para gratidão.

Leia outras colunas da Irene da Silva clicando aqui.

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail