SC é o segundo estado mais competitivo do país

Santa Catarina manteve a segunda posição como o segundo estado mais competitivo do Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados, atualizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Os destaques catarinenses foram a segurança pública, a eficiência da máquina pública e a sustentabilidade social, pilares em que o estado obteve os melhores indicadores do Brasil. O estado também esteve no pódio em infraestrutura (2º lugar) e educação (3º lugar).

Na segurança pública, a avaliação é de indicadores como taxa de mortes violentas, roubos e déficit carcerário, entre outros. A eficiência da máquina pública leva em consideração fatores como a oferta de serviços públicos, a produção dos magistrados, incluindo o custo dos poderes em relação ao PIB e o equilíbrio de gênero no serviço público estadual.

Na sustentabilidade social, pilar em que Santa Catarina mais se destaca positivamente, são avaliados itens como a inserção econômica dos jovens, mortalidade na infância, mortalidade materna, cobertura vacinal, desigualdade de renda e número de famílias abaixo da pobreza.

Os demais pilares são sustentabilidade ambiental (4º lugar), inovação (4º lugar), potencial de mercado (4º lugar), solidez fiscal (15º) e capital humano (24º lugar). Nesse último pilar, a colocação de Santa Catarina se explica por ser um dos estados com maior renda dos trabalhadores.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais