Empresa investe R$ 40 milhões e comemora 75 anos

A Gráfica 43, uma das maiores companhias do setor de produção de embalagens do país, com sede em Blumenau, está completando 75 anos no mercado.

A empresa, que começou como uma pequena papelaria, conta atualmente com o maior parque fabril Heidelberg (marca alemã referência em automação industrial) na América Latina.

Para chegar até aqui, o investimento constante em inovação é um dos pilares da empresa, que tem em seu portfólio produtores artesanais até as líderes na produção de bens de consumo de massa.

No último ano, a companhia investiu R$ 40 milhões em melhorias nos 26 mil metros quadrados de parque fabril.

O maquinário de ponta e as técnicas de produção, que englobam do design à finalização das embalagens, permite a entrega de produtos de alto valor agregado, com impressões de relevos e cortes diferenciados. Com isso, a empresa projeta crescer 20% neste ano.

“Uma das técnicas que empregamos no nosso processo de produção é a cold foil, que permite o desenvolvimento de embalagens com acabamento metalizado sem a necessidade de uso de plástico, garantindo a reciclagem total do produto”, destaca Marlo Germer, diretor-presidente da Gráfica 43.

ESG E FORTALECIMENTO DE PRODUÇÃO DE EMBALAGENS PRIMÁRIAS

Entre as iniciativas de responsabilidade social e ambiental adotadas pela companhia recentemente estão a adoção de energia renovável para 100% da operação, o uso de 50% de tintas à base de óleo vegetal, reuso de água com sistema de captação de chuva, com 700 mil litros de capacidade e utilização de 98% de papel certificado FSC.

Outro fator atrelado à política de modernização constante é o fortalecimento da atuação no setor de embalagens primárias, aquelas ligadas ao setor alimentício, com contato direto ao produto.

“Produzir esse tipo de embalagem exige um alto padrão de higiene e cuidados, muito similares ao das fábricas alimentícias. Há todo um processo para entrada na nossa área de fabricação, como o uso de roupa especial. Além disso, o fortalecimento da nossa presença nesse segmento se dá com a busca da certificação BRCGS Packaging Materials, que atesta a alta qualidade e cuidados para a produção de embalagens primárias. Estamos em fase de finalização da certificação, o que garantirá um incremento na atuação”, avalia o empresário.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais