Cooperativa investe em tecnologia de SC para expansão nacional

Com 56 anos de história, a Cooperativa de Economia de Crédito dos Eletricitários, passou por todas as fases do cooperativismo.

Inicialmente focada em financiar automóveis, na época o Fusca, através de uma caixinha dos funcionários da antiga Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), a organização evoluiu acompanhando as mudanças na legislação ao longo dos anos e percebeu a necessidade de investir em tecnologia para se manter firme no mercado.

Com sede em Porto Alegre/RS e cerca de 1.500 cooperados, a Crece escolheu o sistema de gerenciamento financeiro da CashWay, de Florianópolis/SC, para dar um passo importante na transformação digital da cooperativa. 

“Nós percebemos, dentro do nosso planejamento estratégico, que precisávamos bancarizar a cooperativa. Foi aí que nos aproximamos da CashWay, uma solução que está pronta para este momento”, conta Cassiano Vasconcellos, gerente da Crece.

O processo de implantação do sistema foi finalizado em fevereiro deste ano. Para ele, o suporte oferecido pela CashWay e a relação de confiança construída entre as equipes foi essencial para driblar os desafios que surgiram:

“É difícil mudar de sistema, mas as dificuldades foram sanadas e os problemas foram resolvidos. Quando a CashWay enviou uma equipe para cá foi mais fácil entender os processos e a nossa dor”.

TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Para o gerente, soluções como a da CashWay conseguem atender este nicho de mercado que no passado ficava desassistido:

“Alguns anos atrás a gente procurou essa solução digital e era inviável, era muito cara. Felizmente, com a procura, adaptação e a própria visão da CashWay, conseguimos a tecnologia que nos atende neste momento”.

A empresa catarinense oferece uma solução focada na gestão interna da instituição financeira e de pagamento, com expertise em compliance, regulatório, contabilidade e core banking, além de serviços para os canais de comunicação com o cliente, oferecendo aplicativo mobile e internet banking, PIX, Open Banking e Open Finance.

EXPANSÃO NACIONAL

Os planos, para o futuro, são de expansão. Hoje, a Crece atua em todo o Rio Grande do Sul e já tem parcerias em Santa Catarina.

De acordo com Cassiano, no planejamento da cooperativa está a criação de novos pontos de atendimento em outros estados:

“A gente é inquieto aqui no Sul. Precisamos avançar cada vez mais e expandir o nosso mundo. Queremos ser referência em cooperativismo de crédito nacional e, para isso, precisamos nos modernizar”. 

A expectativa, segundo ele, é que a cooperativa se transforme no braço financeiro da categoria, oferecendo conta transacional e facilitando a experiência dos cooperados:

“Estamos muito empenhados e na expectativa de começar a operar com uma conta corrente. De fato participar do sistema financeiro nacional, onde a cooperativa seja vista por todos e consigamos oferecer produtos bancários para os nossos associados”.

Um dos focos do sistema da CashWay é oferecer o core bancário e compliance em conformidade com o Banco Central, sem que a cooperativa precise se preocupar com adequações regulatórias.

“A solução está 100% adequada à resolução 4.893 do Banco Central do Brasil, que regula todos os aspectos ligados à segurança cibernética das Instituições Financeiras. Além disso, conta com uma infraestrutura completa em soluções de tecnologia com políticas de privacidade e prevenção de dados que permite o crescimento da cooperativa sem que ela precise focar nisso”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais