Siga nas redes sociais

Search

Cooperativa investe em tecnologia de SC para expansão nacional

Foto: divulgação.

Com 56 anos de história, a Cooperativa de Economia de Crédito dos Eletricitários, passou por todas as fases do cooperativismo.

Inicialmente focada em financiar automóveis, na época o Fusca, através de uma caixinha dos funcionários da antiga Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE), a organização evoluiu acompanhando as mudanças na legislação ao longo dos anos e percebeu a necessidade de investir em tecnologia para se manter firme no mercado.

Com sede em Porto Alegre/RS e cerca de 1.500 cooperados, a Crece escolheu o sistema de gerenciamento financeiro da CashWay, de Florianópolis/SC, para dar um passo importante na transformação digital da cooperativa. 

“Nós percebemos, dentro do nosso planejamento estratégico, que precisávamos bancarizar a cooperativa. Foi aí que nos aproximamos da CashWay, uma solução que está pronta para este momento”, conta Cassiano Vasconcellos, gerente da Crece.

O processo de implantação do sistema foi finalizado em fevereiro deste ano. Para ele, o suporte oferecido pela CashWay e a relação de confiança construída entre as equipes foi essencial para driblar os desafios que surgiram:

“É difícil mudar de sistema, mas as dificuldades foram sanadas e os problemas foram resolvidos. Quando a CashWay enviou uma equipe para cá foi mais fácil entender os processos e a nossa dor”.

TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Para o gerente, soluções como a da CashWay conseguem atender este nicho de mercado que no passado ficava desassistido:

“Alguns anos atrás a gente procurou essa solução digital e era inviável, era muito cara. Felizmente, com a procura, adaptação e a própria visão da CashWay, conseguimos a tecnologia que nos atende neste momento”.

A empresa catarinense oferece uma solução focada na gestão interna da instituição financeira e de pagamento, com expertise em compliance, regulatório, contabilidade e core banking, além de serviços para os canais de comunicação com o cliente, oferecendo aplicativo mobile e internet banking, PIX, Open Banking e Open Finance.

EXPANSÃO NACIONAL

Os planos, para o futuro, são de expansão. Hoje, a Crece atua em todo o Rio Grande do Sul e já tem parcerias em Santa Catarina.

De acordo com Cassiano, no planejamento da cooperativa está a criação de novos pontos de atendimento em outros estados:

“A gente é inquieto aqui no Sul. Precisamos avançar cada vez mais e expandir o nosso mundo. Queremos ser referência em cooperativismo de crédito nacional e, para isso, precisamos nos modernizar”. 

A expectativa, segundo ele, é que a cooperativa se transforme no braço financeiro da categoria, oferecendo conta transacional e facilitando a experiência dos cooperados:

“Estamos muito empenhados e na expectativa de começar a operar com uma conta corrente. De fato participar do sistema financeiro nacional, onde a cooperativa seja vista por todos e consigamos oferecer produtos bancários para os nossos associados”.

Um dos focos do sistema da CashWay é oferecer o core bancário e compliance em conformidade com o Banco Central, sem que a cooperativa precise se preocupar com adequações regulatórias.

“A solução está 100% adequada à resolução 4.893 do Banco Central do Brasil, que regula todos os aspectos ligados à segurança cibernética das Instituições Financeiras. Além disso, conta com uma infraestrutura completa em soluções de tecnologia com políticas de privacidade e prevenção de dados que permite o crescimento da cooperativa sem que ela precise focar nisso”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail