10 anos de Startup SC e uma nova visão na minha carreira

Que empreender não é tarefa fácil não é novidade para ninguém. Eu vim de uma carreira executiva, em uma profissão totalmente diferente e me joguei de cabeça no desafio que a PagueVeloz me propôs…

Mas seria ingenuidade achar que sozinhos conseguimos pivotar uma carreira e fazer de um sonho um negócio de sucesso. Junto com o Zote, fundador da PagueVeloz, com quem até hoje trilho os desafios dessa empresa, aceitei, há alguns anos, um desafio: participar do Startup SC.

O programa de capacitação do Sebrae/SC é exclusivo para startups e promove muito mais do que treinamentos e consultorias para apoiar a construção dos negócios participantes. E nesse mês, quando o projeto completa 10 anos, não poderia deixar de falar sobre a minha experiência.

Aqui vão 10 pontos que mostram como a minha carreira foi impactada pelo Startup SC e por que você deveria considerar participar dele:

1 – Conhecimento de alto nível: o programa entrega aquilo que se propõe com maestria. Você tem acesso a conteúdos que estão diretamente ligados aos desafios diários de uma startup. E todos com uma visão bastante transparente sobre processos, inovação, crescimento, gestão.

2 – Networking: considero este um aspecto fundamental do Startup SC. O programa me permitiu conhecer grandes profissionais e empreendedores e criar laços com pessoas com quem até hoje troco figurinhas. Conhecer o ecossistema de inovação catarinense significa vislumbrar oportunidades de negócios e parcerias e crescer com o apoio dessa comunidade.

3 – Sem zona de conforto: não espere entrar no projeto sem a dedicação máxima. O projeto te tira da zona de conforto, mostra oportunidades e desafios e te faz crescer enquanto pessoa e profissional. Mas, para isso, você vai precisar deixar de lado algumas coisas. Perdi a conta de quantos fins de semana dediquei a esse processo.

4 – Vai valer a pena: como falei, não é um processo fácil, simples e rápido, porque mexe com o que você acreditava conhecer e te traz uma bagagem imensa de conhecimento. Vai consumir seu tempo, sim, mas vai valer cada segundo.

5 – Você vai entrar em um novo universo: sabe o networking? Ele vai te jogar em situações únicas, que só um programa como esse proporciona. Se você busca crescimento para a sua empresa, oportunidades para isso não faltarão.

6 – Não é só na sua gestão: o impacto do Startup SC reverbera na liderança e nas oportunidades de negócios, mas também na forma como a sua equipe age. Naturalmente, a experiência de um programa de capacitação como este fortalece a proposta do negócio, apara arestas e ajuda o seu time a crescer e performar. Todos ganham.

7 – Todo ano uma nova oportunidade: nesta década, centenas de empresas passaram pelo programa, que seleciona 50 negócios a cada edição. No meu caso, sigo mantendo contato com os colegas que fiz no projeto e colho frutos de um relacionamento ativo no segmento. Não deu esse ano? Tenta de novo e acredite: você não vai se arrepender.

8 – Cabeça a mil: toda vez que voltava de um fim de semana no projeto minha cabeça vinha fervilhando de ideias. Conseguimos aplicar muitas melhorias na empresa a partir da vivência com outros empreendedores e com os mentores.

9 – Tem perrengue? Sempre tem! Você vai ter N oportunidades e nem todas elas vão ser apenas positivas. Ser confrontado em relação ao que está errado no seu negócio pode ser um desafio importante a ser enfrentado para chegar ao resultado que você deseja. E tem, claro, os perrengues típicos das viagens de negócios, do dia a dia de aprendizado que, no futuro, rendem boas risadas e ótimas histórias.

10 – Não é só profissional: para mim, o Startup SC impactou minha vida pessoal. Afinal, é quase impossível separá-la da carreira. Aprendi muito como pessoa, evolui em diversos aspectos enquanto líder e mudei minha visão em diversos pontos, da forma como agir até como enfrentar os desafios que vão surgindo.

Hoje somos uma fintech nacional, pertencentes a um grupo empresarial global com a certeza de que muito do que colhemos esteve diretamente ligado à nossa grata experiência no Startup SC. Contribuir, fomentar e participar ativamente do ecossistema de inovação catarinense trouxe e ainda trará muitos frutos. Vida longa ao Startup SC!

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais