Siga nas redes sociais

Search

10 anos de Startup SC e uma nova visão na minha carreira

Foto: divulgação

Que empreender não é tarefa fácil não é novidade para ninguém. Eu vim de uma carreira executiva, em uma profissão totalmente diferente e me joguei de cabeça no desafio que a PagueVeloz me propôs…

Mas seria ingenuidade achar que sozinhos conseguimos pivotar uma carreira e fazer de um sonho um negócio de sucesso. Junto com o Zote, fundador da PagueVeloz, com quem até hoje trilho os desafios dessa empresa, aceitei, há alguns anos, um desafio: participar do Startup SC.

O programa de capacitação do Sebrae/SC é exclusivo para startups e promove muito mais do que treinamentos e consultorias para apoiar a construção dos negócios participantes. E nesse mês, quando o projeto completa 10 anos, não poderia deixar de falar sobre a minha experiência.

Aqui vão 10 pontos que mostram como a minha carreira foi impactada pelo Startup SC e por que você deveria considerar participar dele:

1 – Conhecimento de alto nível: o programa entrega aquilo que se propõe com maestria. Você tem acesso a conteúdos que estão diretamente ligados aos desafios diários de uma startup. E todos com uma visão bastante transparente sobre processos, inovação, crescimento, gestão.

2 – Networking: considero este um aspecto fundamental do Startup SC. O programa me permitiu conhecer grandes profissionais e empreendedores e criar laços com pessoas com quem até hoje troco figurinhas. Conhecer o ecossistema de inovação catarinense significa vislumbrar oportunidades de negócios e parcerias e crescer com o apoio dessa comunidade.

3 – Sem zona de conforto: não espere entrar no projeto sem a dedicação máxima. O projeto te tira da zona de conforto, mostra oportunidades e desafios e te faz crescer enquanto pessoa e profissional. Mas, para isso, você vai precisar deixar de lado algumas coisas. Perdi a conta de quantos fins de semana dediquei a esse processo.

4 – Vai valer a pena: como falei, não é um processo fácil, simples e rápido, porque mexe com o que você acreditava conhecer e te traz uma bagagem imensa de conhecimento. Vai consumir seu tempo, sim, mas vai valer cada segundo.

5 – Você vai entrar em um novo universo: sabe o networking? Ele vai te jogar em situações únicas, que só um programa como esse proporciona. Se você busca crescimento para a sua empresa, oportunidades para isso não faltarão.

6 – Não é só na sua gestão: o impacto do Startup SC reverbera na liderança e nas oportunidades de negócios, mas também na forma como a sua equipe age. Naturalmente, a experiência de um programa de capacitação como este fortalece a proposta do negócio, apara arestas e ajuda o seu time a crescer e performar. Todos ganham.

7 – Todo ano uma nova oportunidade: nesta década, centenas de empresas passaram pelo programa, que seleciona 50 negócios a cada edição. No meu caso, sigo mantendo contato com os colegas que fiz no projeto e colho frutos de um relacionamento ativo no segmento. Não deu esse ano? Tenta de novo e acredite: você não vai se arrepender.

8 – Cabeça a mil: toda vez que voltava de um fim de semana no projeto minha cabeça vinha fervilhando de ideias. Conseguimos aplicar muitas melhorias na empresa a partir da vivência com outros empreendedores e com os mentores.

9 – Tem perrengue? Sempre tem! Você vai ter N oportunidades e nem todas elas vão ser apenas positivas. Ser confrontado em relação ao que está errado no seu negócio pode ser um desafio importante a ser enfrentado para chegar ao resultado que você deseja. E tem, claro, os perrengues típicos das viagens de negócios, do dia a dia de aprendizado que, no futuro, rendem boas risadas e ótimas histórias.

10 – Não é só profissional: para mim, o Startup SC impactou minha vida pessoal. Afinal, é quase impossível separá-la da carreira. Aprendi muito como pessoa, evolui em diversos aspectos enquanto líder e mudei minha visão em diversos pontos, da forma como agir até como enfrentar os desafios que vão surgindo.

Hoje somos uma fintech nacional, pertencentes a um grupo empresarial global com a certeza de que muito do que colhemos esteve diretamente ligado à nossa grata experiência no Startup SC. Contribuir, fomentar e participar ativamente do ecossistema de inovação catarinense trouxe e ainda trará muitos frutos. Vida longa ao Startup SC!

Compartilhe

Diretor de operações da PagueVeloz

Leia também

Receba notícias no seu e-mail