Siga nas redes sociais

Search

Tupy, MPK, Dexco e Bosch são finalistas do Prêmio ABII 2022

A Tupy, a MPK Equipamentos Industriais, a Dexco e a Bosch tem os cases finalistas do Prêmio ABII 2022. Foram duas rodadas classificatórias que definiram os projetos que irão se apresentar de forma presencial no dia 29 de novembro durante o 14º Encontro Nacional ABII no Senai de São Caetano do Sul.

A premiação é realizada pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial e reconhecida nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT).

“A ABII oferece um palco para as empresas mostrarem seus projetos e servirem de referência para o mercado”, destaca o gerente executivo da entidade, Alexandre D´Angelo.

CASES

Case da empresa Tupy: Jornada dos dados para a inteligência.

Resumo enviado na inscrição: Neste case, a Tupy descreve sua jornada de coleta de dados com a implementação de projetos importantes que em conjunto permitiram para a empresa transformar os dados industriais em inteligência. Sendo as tecnologias envolvidas:

  • Desenvolvidos da camada MES Tupy (solução desenvolvida pela própria Tupy com foco na realidade de um processo de fundição);
  • A adição do módulo de rastreabilidade, o qual permitiu aos dados receberem contexto do processo produtivo e a conexão entre a etapa de processo contínuo (fusão) com as etapas de processo discreto (macharia, moldagem e acabamento);
  • O case é complementado com a prova de conceito de aprendizado de máquina onde os dados gerados pelas etapas anteriores permitiram ao time atingir um nível de inteligência através de modelos de predição com foco no tema qualidade.

Os resultados finais demonstram como o conhecimento e tecnologia da Tupy, além dos benefícios da jornada de transformação digital, são materializados em valor para a organização, sociedade e acionistas.

Empresa MPK Equipamentos Industriais: IoT Salvando Vidas na Operação Ferroviária.

Resumo enviado na inscrição: Este case retrata a aplicação do IoT tanto em indústrias que utilizam a ferrovia no seu processo fabril, quanto no transporte logístico de cargas através da ferrovia. O case trata da utilização do protocolo MQTT, para monitoramento de equipamentos de waysides ferroviários e o impacto positivo que isso traz.

Empresa Dexco: Jornada da Transformação Digital – Indústria 4.0 em Painéis.

Resumo enviado na inscrição: Garantir mais qualidade de nossos produtos, alinhando nosso pilar estratégico de centralidade no consumidor à jornada de eficiência produtiva e à cultura de dados para a tomada de decisão dos gestores das fábricas. Com ele, garantimos agilidade na visibilidade de dados industriais, correlacionando-os em tempo real com condições de processo, clima e características regionais dos insumos, de modo a refiná-los e aumentar sua produtividade e capacidade preditiva acerca da qualidade dos produtos.

Empresa Bosch: Reconhecimento e classificação de oxidações em telhados industriais com utilização de inteligência artificial.

Resumo enviado na inscrição: Neste projeto, foi desenvolvido uma inteligência artificial par ao reconhecimento e classificação de oxidações em telhados industriais através de imagens obtidas automaticamente por veículo aéreo não tripulado (drone). Uma planta industrial localizada na cidade de Curitiba, pertencente à Robert Bosch, foi objeto do desenvolvimento e estudo do funcionamento da IA. O objetivo do desenvolvimento deste projeto é ser mais assertivo e eficiente no direcionamento dos esforços para a manutenção de oxidações em telhados industriais, uma vez que a mão de obra especializada para a inspeção e realização de serviços tem custos consideráveis, demanda bastante tempo e envolve diversos riscos como trabalho em altura. Este trabalho fornece uma alternativa eficiente e inteligente para a inspeção preventiva de estruturas que compõem a cobertura de prédios industriais, elevando a confiabilidade das infraestruturas, promovendo uma maior continuidade dos processos produtivos e elevando a segurança à saúde dos colaboradores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail