Siga nas redes sociais

Search

COP 27: estados do Codesul firmam acordo para frear impactos das mudanças climáticas

Foto: divulgação.

A COP 27, que acontece no Egito, foi palco do acordo entre representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul com o intuito de frear os impactos das mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O objetivo é uma atuação efetiva e imediata dos governos envolvidos para a resposta global à ameaça da mudança do clima.

A assinatura ocorreu no sábado, dia 12, entre os representantes dos estados reunidos na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática a Meeting Room do Multilevel Action Pavilion (ICLEI LGMA Pavilion).

“Destaco a importância de participar desse protocolo de intenções uma vez que o IMA tem todo interesse em fomentar e incentivar bem como auxiliar enquanto órgão parceiro e irmanado de todos os participantes para alcançar os objetivos propostos e a resposta global à ameaça da mudança do clima, o tratamento dos impactos decorrentes dessas mudanças e a redução das emissões de gases de efeito. Além de significativo potencial para o aumento de energias renováveis na geração de energia (biomassa, eólica, solar e pequenas centrais hidroelétricas), contribuindo com o fornecimento de matéria prima para biocombustíveis, significando um potencial de melhoria de eficiência energética do seu parque industrial. Buscando assegurar os benefícios da salubridade ambiental”, enfatiza Daniel Vinicius Netto, Presidente do Instituto do Meio Ambiente Estado de Santa Catarina (IMA) .

O protocolo de intenções foi assinado considerando que os estados abrangem extensas áreas e o desenvolvimento sustentável é inseparável. Em 2019, na Conferência Brasileira de Mudança do Clima, os estados firmaram seus compromissos de criar um mapa para acompanhamento e monitoramento do progresso dos estados.

A identificação e monitoramento das vulnerabilidades aos impactos e o planejamento econômico e socioambiental do bloco regional inclui diversos ecossistemas, que apresentam diversidade ecológica além de significativo potencial para o aumento de energias renováveis, como por exemplo: biomassa, eólica, solar e pequenas centrais hidroelétricas, que contribuem para o fornecimento de matéria prima para biocombustíveis, significando um potencial de melhoria de eficiência energética do seu parque industrial.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail