Siga nas redes sociais

Search

Inside Alana XP é sucesso de público e eleva debates sobre inovação aberta

Foto: divulgação.

Realizado no último dia 30, no Ágora Tech Park, em Joinville, o Inside Alana XP foi um sucesso de público. Superando a expectativa inicial, foram mais de 300 pessoas presentes, reforçando a importância do evento e dos debates referentes à inovação aberta. 

“A área de inovação aberta foi fundada no ano passado dentro da Alana e, por trazer inúmeros benefícios à startup, o Inside Alana XP foi idealizado com o objetivo de mostrar como essa iniciativa beneficiou a empresa e como ela pode trazer vantagens e visibilidade para outras empresas, universidades e o terceiro setor”, avalia Laís Cesar, líder de inovação aberta da Alana AI.

Durante o evento, foram realizados os Firesides Chats, que trouxeram temas como: acelerando inovação de fora para dentro nas grandes empresas, os desafios dos times de inovação aberta nas empresas, desenvolvendo novas tecnologias por meio de redes de inovação, o desafio de formar talentos de tecnologia no Brasil e aprendizados do WebSummit 2022.

O Inside Alana XP contou com 11 palestrantes, personalidades importantes no ecossistema de inovação, entre eles a Ana Paula Dahlke, fundadora e editora-chefe do Economia SC e Economia SP.

“Foi um dia inteiro de aprendizado sobre inovação aberta. Com certeza a Alana AI está contribuindo para o ecossistema, trazendo os principais nomes do ecossistema para o debate. Tenho muito orgulho de chamarem o Economia SC para esse momento e com certeza a parceria será ainda mais forte em 2023”, destaca a jornalista. 

O evento também contou com a participação de outros parceiros como o Ágora Tech Park, o Banrisul, NAVI, Tecnopuc, Blusoft, JoinValle, Bridge 1o1, PAQ, Epanel Sistemas, ACE Startups e Pulsati.

Além das palestras, o evento ofertou o curso de Inteligência Artificial para Iniciantes, ministrado pelo Chief Scientist da Alana AI, Marcellus Amadeus, que contou com 60 alunos presentes. Os participantes ganharam, ainda, a versão online do curso que, em breve, será disponibilizada ao público geral.

Também foram realizados dois quizzes onde, ao final, os que acertaram o maior número de respostas foram premiados. Os jogos eram: “AI ou Humano?“, no qual as pessoas deveriam adivinhar se a interação/resposta apresentada na tela foi realizada por um humano ou pela Alana, e O que você sabe sobre Inovação Aberta?

OPORTUNIDADE PARA JOVENS

O Inside Alana XP também é uma forma de promover oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho. 

Com o Speed Dating Hiring, ao menos 40 jovens participaram de uma grande dinâmica de entrevistas de emprego, etapa inédita para muitos ali presentes. 

“Foi um sucesso e muitos desses jovens puderam ter essa primeira experiência de mercado. Encontramos talentos preciosos. Por isso, é de suma importância apoiar projetos sociais que façam sentido para a sociedade e beneficiem seus integrantes. Pensando nisso, a Alana AI proporcionou a ida de diversos jovens das seguintes ONGs e projetos: Prototipando a Quebrada, ELITE, AIESEC e ENTRA 21, totalizando 110 jovens presentes”, conta o CEO da startup, Marcel Jientara.

INOVAÇÃO ABERTA

“Na Alana AI, enxergamos a Inovação Aberta como uma maneira de se consolidar nos ecossistemas de inovação presentes em diversas partes do Brasil. Essa consolidação engloba apresentar suas soluções a diferentes mercados, criar conexões e novas parcerias. As ações voltadas para Open Innovation foram de suma importância para a Alana, pois pudemos participar de inúmeros programas de aceleração, batalhas de pitches, programas de internacionalização, dentre outras conquistas. São ações iniciadas de dentro  para fora da empresa”, compartilha Marcel.

Atualmente, a empresa possui três grandes pilares em inovação aberta: o Startup Contest, focado em competições de startups e aceleradoras, o Corporate Innovation, focado em pitches para grandes empresas e programas de inovação, e o Open Relationship, voltado para novas parcerias e conexão com ecossistemas de inovação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail