Siga nas redes sociais

Search

Sul cria mais de 60 mil empresas em setembro

Foto: yurolaitsalbert/AdobeStock

Em setembro, 60.140 novas empresas foram abertas no Sul segundo o Indicador de Nascimento de Empresas, da Serasa Experian. O estado que criou mais negócios no período foi a Paraná, com 22.629 empreendimentos criados.

“A diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda do final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade. Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano”, destaca o economista Luiz Rabi.

Confira no gráfico abaixo o levantamento completo da região:

A análise por estado do nascimento das empresas em setembro mostra que três estados do Sudeste detiveram a maior parte dos novos empreendimentos: São Paulo (94.184), Minas Gerais (33.038) e Rio de Janeiro (25.039). Na análise da menor participação estão Roraima (593), Acre (547) e Amapá (541).

Veja no gráfico a seguir todas as regiões:

ANÁLISE NACIONAL

Ainda em setembro, 234.542 novos registros de microeemprendedores individuais (MEIs) foram abertos no Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 8,3%.

“A diminuição do desemprego com aumento da oferta de empregos formais, além da criação de postos de trabalho para absorver a demanda das empresas no final do ano, podem ter relação direta com a diminuição do empreendedorismo por necessidade. Essa tendência está sendo observada desde julho deste ano”m, complementa.

Confira no gráfico abaixo o levantamento completo por natureza jurídica:

Na análise geral, foram criados 316.238 novos negócios no país, cuja variação anual também foi de queda (-5,2%). Historicamente, serviços se destaca com a maior parcela das aberturas e em setembro não foi diferente: 70,1% do total foi para este setor.

Confira no gráfico e tabela a seguir o levantamento completo: 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail