Siga nas redes sociais

Search

Primeiro posto de GNV com alta vazão para veículos pesados é inaugurado em SC

Foto: divulgação.

No norte catarinense, o posto Mime Araquari Sul se tornou o primeiro do estado a operar com abastecimento de gás natural veicular de alta vazão para veículos pesados.

Situado na BR 101, km 56, o estabelecimento possui localização estratégica no mais importante corredor rodoviário do estado, que interliga o grande fluxo de veículos pesados entre os estados das regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o engenheiro da SCGÁS, Ronaldo Lopes, a adequação de vazão do combustível reduz praticamente pela metade o tempo de abastecimento dos veículos:

“Hoje, com a implantação desta nova estrutura, o tempo estimado de abastecimento para 240 m³ é de aproximadamente 15 minutos”.

A eficiência no tempo de abastecimento se junta a outros benefícios já conhecidos do GNV, que é uma alternativa menos poluente em relação aos demais combustíveis fósseis.

“O uso do combustível em veículos pesados traz um ganho de escala, uma economia operacional para diferentes transportadoras, além de sensível ganho ambiental consequentemente desenvolvendo esse mercado e oferecendo condições de viabilizar mais projetos de forma sustentável e melhorar a economia como um todo”, ressalta.

A fim de desenvolver ainda mais o mercado catarinense, a SCGÁS prevê em seu plano estratégico ações de ampliação da rede de postos com o abastecimento em alta vazão. Além do posto recém inaugurado em Araquari, o estado deverá receber novos pontos de fornecimento de gás para caminhões no ano que vem. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail