Siga nas redes sociais

Search

Sul registra mais de 1 milhão de empresas inadimplentes em novembro

Foto: Pattarisara/AdobeStock

Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostrou que novembro deste ano teve o pior cenário de negativação desde 2016, início da série histórica do índice. Foram registrados 6.392.011 negócios no vermelho no Brasil, sendo 1.034.198 deles no Sul.

Paraná e Santa Catarina bateram recorde de negócios com contas a pagar vencidas e o Rio Grande do Sul teve o maior número anual.

Além disso, desde o início do ano, o índice não marcou nenhuma queda e o cenário de inadimplentes apenas se agravou.

São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul completam o ranking de unidades federativas com mais empresas inadimplentes no país. 

Ainda de acordo com o indicador, a quantidade de dívidas e o valor acumulado delas também registraram recordes históricos. Foram 45 milhões de débitos negativados no período, totalizando R$ 108 bilhões. Cada CPNJ no vermelho tinha cerca de 7 dívidas a pagar.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a melhora desse quadro de inadimplência das empresas depende de uma reação em cadeia:

A análise por setor revelou que mais da metade das empresas inadimplentes atua no segmento de serviços (53,5%). Em sequência está a parcela do comércio (37,5%), indústria (7,7%), setor primário (0,8%) e outros (0,4%).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail