Siga nas redes sociais

Search

Tendências tecnológicas para 2023: por que sua empresa precisa estar atenta?

Compartilhe

Foto: divulgação.

Escutamos muito sobre as tais “tendências” e achamos que é algo da moda. Pode até ser que uma plataforma ou aplicativo, realmente, sejam momentos passageiros, mas as tendências reais são o rumo que o mercado está tomando, e essas não voltam atrás.

É preciso observar o que está acontecendo, mas não ser apenas um espectador, a menos que você queira ficar para trás. 

Claro, não precisa entrar em todas que surgem. Mas é necessário avaliar e traçar estratégias com aquelas que fazem sentido para o seu negócio e para os seus clientes.

Afinal, tendências podem nos dizer muito sobre o mercado, mas é o comportamento do público-alvo que indica os erros e acertos pontuais do seu negócio.

Em se tratando de tendências tecnológicas para 2023, teremos 8 grandes frentes:

Metaverso

Experiência em realidade aumentada, gêmeos digitais e todas as facilidades que a plataforma da Meta oferece para a experiência do consumidor. Essas ferramentas estão sendo utilizadas por empresas de todo o mundo para aumentar as vendas.

5G

Após o leilão das frequências disputado pelas operadoras em 2022, neste ano, virão facilidades em equipamentos, com velocidade e interconectividade muito maiores do que os utilizados atualmente. As empresas devem investir em inovações próprias ou terceirizadas para oferecer o melhor para seus clientes.

Token

As transações financeiras deverão ser cada vez mais seguras e, por isso, protegidas por chaves criptográficas. Essa tecnologia ajudará na redução de custos e na segurança das relações B2B e B2C.

ESG na tecnologia

A agenda ambiental, social e de governança (da sigla ESG) encontrou na tecnologia um poderoso aliado. Com a inovação, consegue-se diminuir o consumo de energia, diminuir a pegada de carbono, melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores e um maior controle na gestão. Ou seja, o investimento em tecnologia é fundamental para estar conectado com os propósitos ESG.

Inteligência de dados

Essa exigência já existe e precisará ser cada vez mais aperfeiçoada. Coletar informações sobre o negócio, o setor, os consumidores e entender o que desejam ajuda na estratégia de vendas.

Plataforma em nuvem

O sistema em nuvem garante segurança no depósito dos dados, além de não ter limitação de espaço como os sistemas físicos. Pessoas autorizadas podem compartilhar informações, bastando acesso à internet.

Social Business

A relação com os consumidores é cada vez mais valorizada para a fidelização. E o Social Business atua com comunidades de funcionários, fornecedores, parceiros, entregando soluções personalizadas.

RPA

O uso de robôs, ou seja, softwares comandados por códigos de computador, diminuem processos, aumentam a eficiência e contribuem com os fluxos em todos os setores das empresas. O Robot Process Automation (RPA) é a automação que transforma informações e processos em padrões. Assim, algoritmos são capazes não apenas de executar ações programadas, mas de aprender novas funções. A ferramenta entende os comandos que seriam executados por uma pessoa real.

Ao mesmo tempo que tudo isso parece confuso, também é tentador. Como disse acima, quem não quer estar por dentro de tudo, não é? Ninguém quer ficar em desvantagem.

Para ser assertivo nos investimentos, entender o que faz sentido para a sua empresa e o que pode, realmente, trazer resultados reais e palpáveis, o indicado é buscar orientação profissional.

Desde 2006, o Estúdio Lune trabalha com soluções digitais interativas. Através de um briefing, podemos estudar caso a caso e trazer as soluções tecnológicas mais indicadas para cada modelo de negócio.

Que tal começar 2023 mais forte do que nunca no mercado?

Leia outras colunas do Maycon Souza clicando aqui.

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail