Siga nas redes sociais

Search

Tendências de comportamento e gestão que impactam na imagem da sua marca

Foto: Hermes Bezerra/AdobeStock

Com propósitos alinhados à nova economia, apresento as principais apostas de gestão e comportamento do consumidor que influenciam negócios de qualquer tamanho e segmento. 

Em meio a previsões para todas as áreas e períodos futuros, vamos focar no cenário mais atual de tendências para este ano que irão impactar nos diversos pontos de comunicação da sua marca. 

Você pode, e deve, acionar já para potencializar a imagem da sua empresa. Baseados nestes, é que, então, empreendemos as tendências e estratégias de marketing e comunicação. 

1. Felicidade corporativa

Saúde e bem-estar permanecerão em alta e o que antes era tratado como despesa, agora torna-se investimento. Não é à toa que os setores de telessaúde e telemedicina são alguns dos que mais registram crescimento. 

Além de atrair e reter talentos, manter o histórico do negócio e o clima organizacional equilibrado, a empresa pode utilizar esse benefício nas estratégias de marketing e ter em seus colaboradores fiéis engajadores e influenciadores da marca. 

Na conta da felicidade corporativa, acrescenta-se a liberdade na jornada híbrida que, para alguns cargos, pode ter um peso até maior do que a própria remuneração. 

Com equipes satisfeitas e mentalmente saudáveis, que trabalham em um clima motivador e energizante, com certeza sua marca será mais desejada.   

Para sair na frente, não retenha essa nova cultura apenas internamente, expanda para seus stakeholders e, principalmente, clientes. 

2. Influenciadores executivos

A era de líderes inacessíveis acabou e agora tornam-se os influenciadores da vez. CEOs e altos cargos de lideranças que são digitalmente ativos, além de inspirarem o público, aumentam o engajamento e humanizam a empresa. 

A estratégia nas mídias sociais também fortalece a cultura e os valores da marca, possibilitando a aproximação com as pessoas de forma mais direta e transparente.

Os benefícios se estendem a toda cadeia produtiva, já que pesquisas apontam o fato de colaboradores e fornecedores se sentirem mais orgulhosos e seguros em trabalhar para empresas que têm presidentes ativos nas redes sociais. 

A exposição ainda gera uma boa reputação para o branding pessoal, que contribui para o executivo consolidar sua imagem perante o mercado (inclusive agregando tais atributos para uma próxima empresa que for trabalhar, por exemplo). E o empresário obtém mais visibilidade e crescimento ao seu negócio.   

3. Tecnologia aliada à experiência presencial

Enquanto a preferência pela jornada híbrida permanece, aumenta o desejo por atividades presenciais de lazer, eventos sociais e corporativos para 90% das pessoas das principais gerações, segundo pesquisas recentes. Até mesmo a febre de festas presenciais promovidas por apps de relacionamento já chegam ao país. 

Eventos híbridos continuam em demanda, pela sua praticidade e ampliação de alcance, mas a tendência para o presencial são os eventos menores e com experiências imersivas. 

Então, além de aproveitar a força do digital para fortalecer e divulgar tais ações, a grande sacada é investir em interações presenciais unidas às tecnologias, como realidade aumentada, gamificação e o próprio metaverso, utilizando o potencial do 5G.

As possibilidades de marketing e retorno de imagem e investimento são vastas neste cenário. 

4. Mulheres na ponta

O público não aceita mais consumir marcas que não promovam a inclusão e a equidade de gêneros. Acabou o espaço para modelos tóxicos e autoritários de gestão, sendo respeito, diversidade e cuidado algumas das atuais características exigidas às lideranças. 

Neste sentido, a tendência é a mulher ganhar cada vez mais espaço em cargos de ponta, tanto com objetivos de aumentar o lucro e o equilíbrio de classes das empresas, como de aproveitar as características femininas natas frente aos desafios corporativos. 

Porém, há ainda uma fatia significativa da realidade empresarial que apresenta preconceitos e gargalos perante essa importante mudança de comportamento. 

As organizações que já promovem mulheres a cargos de liderança não ganham só em reputação de imagem, como também conseguem ter um desempenho financeiro até 21% melhor, segundo relatório da McKinsey. 

Os dados também trazem que a igualdade de gênero no mercado pode prover um aumento de 28 trilhões de dólares à economia global até 2025. 

Se a empresa ainda opera apenas no discurso da diversidade, este é o ano para mudar o mindset e tornar esta uma prática comum e natural na sua gestão.

5. ChatGPT

A inteligência artificial é o fenômeno do momento e chama atenção pela rapidez, capacidade de aprendizado e quantidade de funções para produção de conteúdo.

Mais avançado do que os chatbots que conversam com consumidores atualmente, torna-se uma ferramenta valiosa para todos os setores e abre condições ainda inimagináveis sobre sua aplicabilidade.  

Apesar das controvérsias, já há muito o que fazer e as empresas que saem na frente neste cenário podem utilizá-lo para agilizar análise de dados, automatizar processos produtivos internos, bem como o atendimento ao cliente – com diálogos mais ágeis e humanizados com o público -, a criação e fluxo de ações de marketing e comunicação com todos os stakeholders, a preparar e aplicar estratégias de vendas, a criar códigos e resolver bugs de programação, a otimizar orçamentos, entre tantas outras funções.

6. ESG em destaque

Como empresária e profissional ativa para trazer este tema, de forma pioneira, ao centro da pauta econômica catarinense, o ESG se consolida como uma das tendências que mais crescem e protagonizam o cenário organizacional deste ano.

Entre sua ampla gama de atuação, destacam-se como principais estratégias a diversidade, transparência, condições de trabalho e a sustentabilidade prática (carbono zero, reuso, tratamento de resíduos, rastreamento da cadeia produtiva, entre outros).
Dentre as diversas ações de marketing possíveis neste cenário, uma estratégia que faz parte das fortes tendências para o ano é educar o seu mercado e público em relação às práticas de ESG acionadas pela organização. 

Além do impacto na imagem e comunicação da marca, de possuir índices próprios e fundos de investimentos específicos no mercado financeiro, o ESG atrai mais clientes, investidores e talentos às empresas adeptas das suas iniciativas.

Compartilhe

CEO LL/Comunicação e presidente do LIDE Mulher SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail