Siga nas redes sociais

Search

6 estratégias de branding que funcionam para sua empresa

Foto: divulgação.

Em tempos em que o marketing da icônica Barbie dá aulas gratuitas sobre o poder de marca, o óbvio ainda precisa ser repetido como forma de consistência e disseminação do conhecimento, e, muitas vezes, pode ser cansativo. Porém, existem diferentes perspectivas e áreas dinâmicas de aprendizado. 

Recebemos muitos clientes na agência que querem fortalecer a imagem da sua empresa por meio da assessoria de imprensa, por exemplo, mas não têm um branding bem definido. Podemos atender, claro. Mas, uma ferramenta poderosa como a assessoria pode ampliar ainda mais o retorno de investimento se feita com base nas características de uma marca bem definida. E essa máxima vale para todo o ecossistema de uma empresa. 

Você já se perguntou como algumas empresas têm uma presença tão marcante e são instantaneamente reconhecidas em qualquer lugar? Isso não é sorte, mas sim branding! Que pode, e deve, ser aplicado para o sucesso dos negócios de qualquer segmento e tamanho.

Principalmente os de pequeno e médio porte. Afinal, a Starbucks não tornou-se um case em branding por ser uma grande multinacional, ela tornou-se uma grande marca justamente por utilizar muito bem essa ferramenta junto à gestão de negócios.  

Por que é tão importante?

Branding é como a empresa se apresenta ao mundo e mostra a sua promessa para os clientes de forma única. Desapegue do conceito que trata-se apenas de um bom logotipo, esse é só um dos passos da ferramenta. 

O caminho mais rápido para compreender é imaginar a sua marca como uma pessoa. Ela tem personalidade, história e valores próprios. Tem gestos, cheiros, hábitos, sons, preferências e maneiras de se expressar que são únicos. E é essa a sensação que você deixa nas pessoas quando elas interagem com sua empresa. Elas podem sentir a marca mesmo antes de consumi-la. É como uma impressão digital, mas para negócios.

O resultado desta reputação que a empresa carrega e desta imagem que projeta no mercado é uma conexão emocional tão forte com seu público, que torna a marca memorável, gerando lealdade e  sentimentos duradouros nos consumidores. A célebre frase de Jeff Bezos resume: “O branding é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.” 

Vamos às principais estratégias para criar um branding de sucesso:

1. Propósito (o coração da marca): É aquilo que move todas as decisões do seu negócio e o torna único. Pergunte-se: por que sua empresa existe além de gerar lucro? Aqui entram três questões básicas e, por incrível que pareça, são as mais desafiadoras de serem respondidas de forma objetiva e verdadeira: Missão / Visão / Valores. 

Pense na marca Patagonia, que tem um forte histórico de ativismo em prol da sustentabilidade do planeta. Isso é mais do que vender roupas, é uma grande causa que permeia todas as ações da empresa.

2. Identidade de marca (a personalidade): Pense na marca como uma pessoa e defina qual a sua essência em todas as formas de linguagem, expressão e atributos que compõem esta personalidade. São estas características que estarão presentes nos mais diversos pontos de contato com o cliente. 

A Natura possui uma linguagem e personalidade facilmente identificadas em mensagens, campanhas e ações que destacam a beleza real e priorizam a conexão com a natureza e as comunidades locais.  

3. Identidade visual (o rosto da marca): Com um logotipo e identidade visual – paleta de cores, tipografia e elementos visuais consistentes – que reflitam o propósito e a personalidade do seu negócio, a marca se torna facilmente reconhecível e marcante. Além de transmitir profissionalismo, ajuda a estabelecer uma imagem sólida no mercado e facilita a identificação da empresa em meio à concorrência. 

O logotipo simples e marcante da Nike, o “swoosh”, representa movimento e vitória e é a base para todas as ações da marca..

4. Storytelling (a alma da marca): Contar histórias autênticas sobre sua empresa, a origem, os desafios e conquistas é uma das formas mais poderosas de conectar-se emocionalmente com o público. 

Exemplo de superação, a Havaianas usou o storytelling para mudar a sua identidade cultural e criar conexão emocional, tornando-se um ícone do Brasil em todo o mundo. 

5. Experiência do cliente (o abraço da marca): Ofereça uma experiência única ao cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, garantindo que cada interação seja memorável. 

A Amazon conquistou sua reputação e liderança através de um atendimento excepcional e entrega eficiente.

6. Consistência (o ritmo da marca): Estratégia fundamental para consolidar sua marca é ser consistente nas comunicações, no atendimento ao cliente, na qualidade do produto e em todas as pontas da empresa.

O McDonald’s é um exemplo de consistência global: a experiência em suas unidades é padronizada independentemente do país em que esteja.

Lembre-se: branding é um sistema vivo dentro das empresas, que cresce e se transforma assim como o próprio negócio. Por isso, essas estratégias podem ser aplicadas e reaplicadas em qualquer cenário e para todos os tipos e tamanhos de empresas. Então, no próximo artigo, espero ver a sua marca em outro nível!

Compartilhe

CEO LL/Comunicação e presidente do LIDE Mulher SC

Leia também

Receba notícias no seu e-mail