Siga nas redes sociais

Search

As transformações do varejo nos últimos 10 anos

Compartilhe

Foto: Daniel Zimmermann.

O varejo global vem se transformando nos últimos anos. Uma forma de acompanhar o que vai acontecer no futuro é através de pesquisas, relatórios, plataformas e eventos que apontam tendências. 

Um grande foco de disseminação de conhecimento sobre as transformações do varejo global é a NRF Big Show, maior feira do setor no mundo.  

Eu acompanho as tendências e insights da NRF há 10 anos,  quando participei, em 2013, da campanha para levar a comitiva brasileira com 250 pessoas para Nova York.

Com exemplo, em 2015, o termo que teve mais destaque na NRF, e que virou uma palavra da moda desde então, foi OMNICHANNEL.

A capacidade de integrar os canais de vendas para criar uma experiência fluida e consistente entre os canais online, móvel e na loja. Passados vários anos, este ainda é um grande desafio para muitas empresas. 

A NRF Big Show 2023 ressurge com evento físico em um cenário muito mais complexo, trazendo temas como: 

  • A incerteza econômica, que causa impactos nas cadeias de suprimento e preocupações com o comportamento do consumidor futuro.
  • Modelos de comércio sustentáveis, como o recomércio e o comércio circular, para a implantação da economia que aproveite os recursos materiais cada vez mais caros e raros. 
  • A mudança do papel das lojas físicas, que evoluem para serem mais do que um ponto de venda, gerando experiências cada vez mais imersivas e interativas, e conectadas com propósito e geração de valor real para os clientes. 
  • O aspecto humano sempre tem que ser levado em consideração, com os desafios de  como recrutar, treinar e envolver os funcionários nos novos papéis necessários para atender às novas demandas dos consumidores.
  • E a tecnologia, que influencia todos os aspectos da experiência de compra, tem que servir para aprimorar a entrega de valor, desde as interfaces digitais até as formas de pagamento. 

E, para os próximos anos, muitas oportunidades surgirão para as empresas que compreenderem as tendências que fazem mais sentido para seus segmentos de atuação, e conseguirem compreender as necessidades reais das pessoas, criando experiências que realmente fazem a diferença, gerando impacto positivo e construindo valor e relacionamentos de longo prazo. Com essa abordagem inovadora, o futuro do varejo tem um potencial gigantesco. 

Leia outras colunas do DJ Castro clicando aqui.

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail