Siga nas redes sociais

Search

Com 1,6 milhão de motores produzidos, GM completa 10 anos em Joinville

Foto: divulgação.

Inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2013, a fábrica da General Motors em Joinville completa 10 anos este mês.

Dedicada à fabricação de motores, cabeçotes e blocos, a unidade já produziu mais de 1,6 milhão de motores desde sua inauguração.

Além disso, é reconhecida por seus processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética, que a colocam entre as fábricas mais sustentáveis e modernas da empresa em todo o mundo.

Para atender ao aumento do volume de produção, motivado especialmente pela demanda de exportação para a Argentina e pelo lançamento da Nova Montana, picape médio-compacta da Chevrolet, a fábrica passou a operar em três turnos em novembro do ano passado.

Além de produzir motores para o novo modelo, a fábrica também é responsável pelas unidades para o Onix, Onix Plus e Tracker.

A fábrica já recebeu diversos prêmios de ESG do estado e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta, uma vez que 42% dos colaboradores são mulheres em diferentes cargos e setores. No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.

A fábrica de Joinville foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável, o LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, na categoria gold.

A unidade também conta com um inovador sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes, considerado altamente sustentável.

Iniciativas como essa também são reproduzidas na comunidade local e as instalações de um jardim filtrante e de placas de geração de energia fotovoltaicas já foram realizadas em uma escola municipal da cidade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail