Siga nas redes sociais

Search

O momento da cerveja artesanal no Brasil

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação.

Diluídas em um gigantesco mercado, que consumiu cerca de 15 bilhões de litros de cerveja no ano passado, as cervejarias artesanais ainda parecem pouco expressivas.

É verdade que o setor sente a falta de indicadores confiáveis acerca de sua fatia de mercado, mas a representatividade é incontestável.

Estima-se que as microcervejarias produzam 5% do montante consumido, o que significa pelo menos 75 milhões de litros anuais.

Ainda resta saber o número de empregos diretos e indiretos gerados, a massa salarial e os tributos arrecadados.

São dados que, uma vez disponíveis, contribuirão para exibir o vigor e o potencial dos cervejeiros artesanais no Brasil.

No dia a dia, a vida de quem escolhe a produção de cerveja artesanal é repleta de desafios, muitos deles comuns a qualquer empreendedor, como as dificuldades de gestão, a complexidade tributária, inflação e juros altos, entre outros.

As questões específicas envolvem logística, eventuais apagões de matéria-prima, regulamentações e normas, oscilações de mercado e a competição (desleal) com as big players.

E a pandemia trouxe um ingrediente danoso que ainda não foi superado pelo setor. Dependentes do consumo em pontos de venda e em eventos, as cervejarias artesanais amargaram prejuízos superlativos nos quase três anos de crise sanitária.

Grande parte dos cervejeiros trabalham com um insumo extra para manterem seus negócios ativos: a paixão pelo que fazem, e assim conseguem superar as adversidades!

O amor pela cerveja, no entanto, não é o bastante para que se mantenham competitivos. E aí entra o papel da Semana da Cerveja Brasileira, realizando um evento que promove o consumo, conecta fornecedores e produtores, gera visibilidade, reconhecimento e agregação de valor, network e muito conhecimento.

Nestes sete dias, realizamos a primeira edição da Conferência Internacional de Concursos Cervejeiros, o Concurso Brasileiro de Cervejas, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja e culmina com o festival, que reúne quase 30 mil pessoas.

Na Semana da Cerveja Brasileira, o público aprimorou e expandiu o gosto pelas cervejas artesanais, e assim potencializou ainda mais o consumo de um produto de mais qualidade.

É um fenômeno similar ao que ocorreu com o vinho nos anos 1980, quando os brasileiros começaram a se instruir sobre a bebida e aceitaram pagar mais por um padrão superior.

O mercado é promissor e podemos apostar em futuro breve de copo cheio para as cervejarias artesanais.

Compartilhe

Presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos de Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail